Mais dados e informações sobre o turismo catarinense reunidos em um único ambiente digital: o Almanach, painel de dados desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), ganha uma versão mais completa e aprimorada, que será apresentada nesta quarta-feira (02), com transmissão no canal Governo SC, no Youtube. A finalidade dessa ferramenta é disponibilizar aos gestores do turismo um panorama do setor e auxiliar na tomada de decisões.
- Desde que foi criado, o painel é alimentado continuamente, de forma colaborativa, buscando transparência, qualidade e inovação no setor. A nova versão, que estamos chamando de Almanach 2.0, foi aprimorada e, além de mais informações, também teve as funcionalidades e apresentação melhoradas, facilitando a navegação - comenta Renê Meneses, assessor especial da Santur.
A diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer, explica que a versão 2.0 traz 29 novos painéis. Com isso, a ferramenta passa a contar com um total de 45 painéis de dados sobre o turismo, além de novas fontes e dados.
- Além do mapa com informações regionalizadas e gerais do turismo e do painel das 13 regiões turísticas de Santa Catarina, um terceiro bloco de informações foi inserido no Almanach com dados diversos sobre os segmentos do turismo, fluxo turístico, economia, empregos e educação, impactos da Covid-19, sazonalidade, entre outros. A nova versão também tem três novas visualizações por meio de mapas, com dados sobre os estabelecimentos, empregos e ICMS turístico, sendo possível filtrar por município, região e estado - destaca.
Sobre o Almanach
O Almanach, lançado em setembro de 2020, foi desenvolvido pela equipe da Santur com o objetivo de facilitar a organização, apresentação e compreensão dos dados das atividades características do turismo (ACTs). Reúne, entre outras, informações como o número de empresas, registros no Cadastur, empregos gerados, tipos de negócios e arrecadação de ICMS. Esses dados abertos são obtidos de fontes oficiais como a Secretaria de Estado da Fazenda, Junta Comercial do Estado, Ministério do Turismo, do Trabalho e da Educação, entre outras.