Como já era previsto, a terça-feira amanheceu sem ondas na Praia do Estaleirinho e o início do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 foi adiado para as 8h desta quarta-feira (22) em Balneário Camboriú. A segunda etapa do Circuito Mundial da International Bodyboarding Association (IBA) será disputada por cerca de 130 competidores de 13 países e tem prazo até domingo para ser encerrada. A competição foi inaugurada numa solenidade com o hino nacional e hasteamento das bandeiras, logo após um minuto de silêncio para Katherine Melo e Fabio Amorim, o Bola, conhecido locutor que trabalhou no evento do ano passado e faleceu em janeiro deste ano.
O campeonato é realizado em homenagem a Katherine Melo, que disputava o Circuito Mundial e em 2006 perdeu a luta contra o câncer no intestino. “Esse é um evento que mexe bastante com as emoções de muita gente que conviveu com ela, principalmente eu e minha família, até porque este era um sonho dela, fazer com que o bodyboarding se tornasse um esporte auto-sustentável, que o atleta pudesse viver dele, então estamos tentando fazer pelo menos um pouco do que ela sempre pensava em fazer”, conta seu irmão Renato Melo, grande idealizador do evento. “Quem era guerreira mesmo, quem fazia as coisas acontecerem mesmo era a Katherine e estou tentando me esforçar ao máximo para chegar pelo menos perto da vontade da minha irmã, do que ela sonhava um dia ver no esporte. Estamos aí com o pessoal da FOG Eventos, do Fernando, Otoney, Gabriel, pelo segundo ano seguido e agora com uma estrutura melhor do que no ano passado. Está bem mais legal, com containers como no WCT (de Imbituba), com ar-condicionado, estamos tentando sempre melhorar e neste ano temos a presença em massa de atletas estrangeiros, o que fortalece o evento. Sem falar no Estaleirinho, que é uma praia de luxo, beleza natural exuberante, é um cantinho do paraíso”, destaca Renato.
Os atletas também prestigiaram a solenidade de abertura do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009, como o hexacampeão mundial Guilherme Tâmega, que surpreendeu ao anunciar sua aposentadoria nestas duas etapas seguidas do Brasil, em Balneário Camboriú nesta semana e em Salvador (BA) na próxima. O motivo é a falta de um patrocinador forte que possa bancar suas viagens no Circuito Mundial. Ele também tem seis vice-campeonatos no currículo e é um dos maiores nomes do esporte, junto com o havaiano octacampeão mundial, Mike Stewart. “Meu patrocinador lá de fora cortou minha verba de viagens e para mim não dá mais, como vou continuar se não tiver como viajar”, lamenta Guilherme Tâmega. “Se for para competir pensando em dinheiro para cobrir os custos, para mim não funciona. Então, resolvi mesmo anunciar que vou abandonar as competições nestas duas etapas do Brasil, porque em seguida vem um intervalo no circuito, aí caso consiga algum patrocínio para o restante da temporada tudo bem, mas por hora minha decisão mesmo é parar. Já tentei tudo que é empresa e nada, então a esperança agora é de algum apoio do Rio de Janeiro, ou do Governo ou da Prefeitura, que pode ser possível. Mas, definitivamente, se não tiver patrocínio, eu não vou correr os campeonatos atrás do dinheiro para pagar as despesas das viagens necessárias para disputar o circuito”. O carioca participou da primeira etapa da temporada 2009 no Havaí e ficou em terceiro lugar em Pipeline.
As brasileiras também começaram bem, com a atual campeã mundial Neymara Carvalho e a vice Jessica Becker sendo finalistas, terminando na terceira e quarta posições, respectivamente. Ao contrário de Guilherme Tâmega, Jessica está animada para tentar o seu primeiro título mundial esse ano e para isso quer um bom resultado no Katherine Melo Bodyboarding Pro. Ela é de Campos, no Rio de Janeiro, mas sua família tem raízes no Sul do Brasil. “É a primeira vez que venho aqui para a Praia do Estaleirinho, apesar de que minha família é daqui do Sul, de Curitiba, tem casa aqui do lado, Itapema (cidade vizinha a Camboriú), então é super legal meio que voltar às origens. Fico feliz com isso”, disse Jessica Becker, 20 anos, que chegou perto do título mundial em 2008. “Pois é, bateu na trave, dez pontos de diferença para a Neymara só e vamos ver. Comecei o ano com o pé direito, uma final em Pipeline, campeonato super importante como esse aqui, de 1.500 pontos, então vamos torcer para que dê boas ondas para o evento rolar bonito”.
O Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 recebe o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundesporte – Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte.
Com informações da assessoria de imprensa do evento