Facilitação de acesso ao crédito, incentivo ao turismo seguro e estruturação de um painel de dados do setor, foram algumas das ações implementadas pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) durante a pandemia de Covid-19 e apresentadas aos integrantes da Instância de Governança Regional (IGR) Caminho dos Príncipes, na quarta-feira (10). No encontro, realizado em Joinville, foram detalhadas essas e outras medidas de enfrentamento aos impactos da pandemia no setor.
- Realizamos esta atividade com os representantes da IGR para alinhar e difundir as iniciativas da Santur para apoiar os diferentes segmentos turísticos no estado que estão ainda se ajustando ao novo contexto gerado pela pandemia - destaca o gerente de Promoção Turística da Santur, Fábio Farber.
Conforme explanou, a Santur também vem atuando em cooperação com as agências de fomento do Estado para facilitar acesso aos recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). No momento, informou, o Badesc está iniciando a operação da segunda fase da linha de crédito ‘Fungetur Giro Emergencial’, com taxa de juros menor e mudanças na forma de garantia, já que agora as empresas podem recorrer ao Fundo de Aval do Estado (FAE-SC) ao contratar um financiamento.
O Programa Viaje+SC foi lançado pela Santur em setembro do ano passado para incentivar o turismo seguro com a emissão de um selo que reconhece os empreendimentos turísticos engajados nos cuidados para prevenção da Covid-19. Atualmente, são mais de 400 locais certificados no estado, que também recebem o Safe Travels, selo internacional do qual a Santur é embaixadora em Santa Catarina.
Outra iniciativa da Santur apresentada ao grupo foi o painel de dados Almanach, que reúne diversas informações sobre o turismo catarinense.
- Falamos sobre a relevância de os municípios disponibilizarem informações do ISS relativo ao turismo, para criarmos métricas para acompanhar a evolução do setor - comenta Fábio.
Ainda em Joinville, nesta quinta-feira (11), foram realizadas reuniões com representantes do Núcleo Trade Turístico da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Joinville (Ajorpeme) e Núcleo Cervejeiro Caminho dos Príncipes, sobre o desenvolvimento de rotas alternativas com a temática cervejeira na região turística Caminho dos Príncipes.