A- A A+

A colheita da maçã em Santa Catarina dá início a um período de grande movimento nos municípios produtores da fruta. Até o mês de abril, além de impactar na economia local com a geração de centenas de empregos, a atividade também deve aquecer o turismo. Um evento realizado nesta quarta-feira (10), em Fraiburgo, marcou a abertura oficial da colheita no estado. 

- A qualidade da fruta produzida em Santa Catarina, a beleza dos pomares e a experiência compartilhada com os agricultores conformam um importante atrativo turístico na região. É um segmento que tem muito potencial para crescer, especialmente neste momento em que as pessoas tendem a buscar opções com menor concentração de pessoas - avalia o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Santur), Leandro “Mané” Ferrari, que participou da cerimônia.

Em Fraiburgo, conhecida como “Terra da maçã”, algumas propriedades rurais abrem as porteiras para receber visitantes, que têm a oportunidade de conhecer mais sobre o cultivo da fruta e estreitar o contato com a natureza. A atividade também é oferecida em outros municípios, como em São Joaquim, e vem se consolidando como mais um produto turístico entre os meses de fevereiro e abril.

colheita maca Fraiburgo4

O cultivo de maçã em Santa Catarina envolve cerca de dois mil produtores, basicamente agricultores familiares na região de São Joaquim e Fraiburgo. As principais variedades cultivadas são Gala e Fuji.

A expectativa dos produtores para a safra atual é repetir a média dos últimos 10 anos da produção nacional, com 1,1 milhão de toneladas da fruta. Santa Catarina responde pela metade desse volume, com 550 mil toneladas, posicionando-se como o maior produtor no país. A região de Fraiburgo concentra 12% da produção nacional.

- Estamos aqui para reconhecer o trabalho de todos os produtores rurais. A colheita da maçã é um momento de celebração. Santa Catarina é responsável por mais da metade de toda produção nacional e boa parte da nossa safra é exportada para vários países. É um produto que agrega valor para nossa economia, que é altamente geradora de empregos e se tornou uma marca registrada do nosso agronegócio - destacou o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Altair Silva.

colheita maca Fraiburgo3

Apoio governamental

Com uma safra de excelente qualidade, os produtores pretendem retomar o crescimento e ganhar espaço no mercado internacional. Em 2020, o estado faturou US$ 16,5 milhões com a exportação da maçã. 

Por meio do Programa de Incentivo à Cobertura de Pomares, a Secretaria de Estado da Agricultura apoia os fruticultores com a subvenção de juros dos financiamentos destinados à instalação de tela antigranizo. Nos últimos dois anos, foram mais de 200 agricultores atendidos, com um investimento que ultrapassa os R$241 milhões.

colheita maca Fraiburgo2

Fotos: Renan Koerich/Ascom-Santur

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito