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A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) lançou, nesta terça-feira (19), o espaço que vai abrigar a Central de Inteligência do Turismo do Estado. A estrutura fica na sede do órgão, em Florianópolis, e oferecerá suporte técnico e tecnológico para o trabalho de coleta, monitoramento e análise de indicadores do setor.

- Pela primeira vez temos estrutura para analisar e gerir dados. Uma estrutura participativa, criada para integrar cada vez mais o trade, as entidades representativas do turismo e os gestores públicos. Esse espaço dentro da Santur é mais um passo para consolidarmos um modelo de gestão baseado em dados, o que é fundamental para fortalecer os destinos turísticos e alcançar melhores resultados - destaca o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.

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Para o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Ivan Naatz, o lançamento da Central de Inteligência do Turismo é um momento histórico para o estado.

- Pela primeira vez temos um portal com informações completas e confiáveis da produção turística catarinense, esse mercado extraordinário que não para de crescer - frisou.

A nova estrutura é ponto de partida para o efetivo funcionamento de uma Central de Inteligência do Turismo, conforme explica a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer.

- Estamos avançando rumo à criação da Central de Inteligência do Turismo em Santa Catarina, que passa por várias etapas, começando pelos dados, depois a informação, o conhecimento, para então gerar inteligência. É um processo que vai ajudar a desenvolver políticas públicas mais assertivas, baseada em dados - comenta Luana.

A Santur já vem trabalhando com esse objetivo. Recentemente, lançou o Almanach, uma ferramenta que traz um panorama do setor no estado, reunindo informações como o número de empresas, registros no Cadastur, empregos gerados, tipos de negócios, arrecadação de ICMS, entre outras. O Almanach, que já está integrado à Central de Inteligência, foi apresentado ao grupo.

- É um trabalho que reúne, com competência, consistência e profundidade, dados da política pública para o turismo de Santa Catarina. A Santur vive uma fase de profissionalização com a entrega de uma ferramenta estratégica para definir investimentos e para auxiliar os municípios a estruturarem as redes locais do turismo - disse a deputada Paulinha.

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A tomada de decisões baseada em dados também foi destacada pelo superintendente de Turismo de Florianópolis, Fábio Queiroz.

 - O Almanach é fundamental para ajudar estado e município a tomar decisões com base em dados e informações atualizadas, além de ser uma ferramenta importante para o próprio mercado - comenta Fábio.

- Temos que aprender a trabalhar com dados, que possibilitam investir e ver o futuro de maneira concreta. Uma ferramenta dessas contribui para que os investidores saibam para onde ir. Dados são fundamentais para definição de políticas, sejam ações imediatas ou de longo prazo - complementa Zena Becker, coordenadora do Movimento Floripa Sustentável.

A diretora Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer, reforça que o espaço da Central de Inteligência surge para agregar a Rede de Inteligência do Turismo, formada pela Santur, Ufsc, Fecomércio SC e Fecam, além do trade, entidades representativas do setor e outros atores que queiram contribuir e compartilhar dados e informações que venham auxiliar o setor turístico no estado.

 

Fotos: Ascom/Santur

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