Os parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, localizados entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, serão os primeiros no país a ter uma gestão privada. O leilão de concessão dos parques foi realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) nesta segunda-feira, 11.
O grupo Construcap, de São Paulo, foi o vencedor do leilão e ficará responsável pela revitalização, modernização, operação, manutenção e gestão das atividades realizadas nos parques, inclusive o turismo.
Na avaliação do presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro “Mané” Ferrari, o modelo de concessão deve trazer benefícios ao turismo regional, promovendo o envolvimento das comunidades locais em novos projetos e estimulando o desenvolvimento de novos produtos.
- Os parques têm muito potencial para o turismo de aventura e natureza. Nossos cânions são verdes, com vida, totalmente diferente do Arizona [EUA], por exemplo, que é uma referência em turismo. Então, a nossa expectativa é de que, com a concessão, esse potencial seja ainda melhor aproveitado - diz o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.
A concessionária deverá oferecer estruturas de apoio aos visitantes, como serviços de alimentação, estacionamento e segurança. Além disso, acrescenta Ferrari, o novo modelo de gestão deverá promover o Estado internacionalmente, ampliando o alcance do nosso trabalho e trazendo mais turistas estrangeiros.
- É uma transformação imensa para o turismo catarinense - conclui Ferrari.
Foto: Banco de Imagens/Santur
(Com informações do Ministério do Meio Ambiente)