Os cuidados com a natureza e a responsabilidade socioambiental dedicada às praias e balneários renderam à Santa Catarina a marca de estado 'mais azul' do Brasil. Na temporada 2020/2021, das 18 praias certificadas pelo Programa Bandeira Azul no país, 11 estão no litoral catarinense.
O selo, de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo, assegura aos visitantes não apenas a excelente qualidade das águas, mas o cumprimento de uma série de requisitos relacionados à educação e gestão ambientais.
Dada a relevância do programa para o turismo, a Santur planeja ampliar o número de locais certificados no estado. Para isso, está investindo R$80 mil em um estudo técnico para identificar os locais que atendem aos requisitos e incentivar os municípios a buscarem o selo Bandeira Azul.
- O estado vai ajudar os municípios a conquistar o selo que atrai um turismo ainda mais qualificado, que não chegava no Brasil. Hoje Santa Catarina já começa a receber turistas que só procuram ambientes com Bandeira Azul, um indicativo de sustentabilidade ambiental - destacou o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.
O Programa é gerido pela Foundation for Environmental Education (FEE). Em âmbito nacional, a organização não-governamental credenciada é o Instituto Ambientes em Rede (IAR), com sede em Santa Catarina.
Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas. Foto: Markito / Santur
Bandeira Azul em Santa Catarina - temporada 2020/2021:
- Praia Grande, Governador Celso Ramos
- Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú
- Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú
- Praia de Piçarras, Balneário Piçarras
- Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas
- Praia de Mariscal, Bombinhas
- Praia da Saudade, Prainha, São Francisco do Sul
- Praia do Forte, São Francisco do Sul
- Praia da Conceição, Bombinhas
- Praia Grande, Penha
- Lagoa do Peri, Florianópolis
Marinas
- ICSC, Florianópolis
- Tedesco Marina, Balneário Camboriú