Para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável integrado para o turismo, municípios da Grande Florianópolis receberão apoio do Governo do Estado para elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo. O assunto foi tratado nesta segunda-feira, 14, em reunião entre a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a Secretaria de Estado da Fazenda e representantes de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, São Bonifácio, Rancho Queimado, São Pedro de Alcântara e Alfredo Wagner.
Para o presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, trata-se de um grande passo para ampliar a vocação local, que inclui o ecoturismo, águas termais, além do turismo religioso e da gastronomia tipicamente alemã.
- É primordial que os prefeitos criem estruturas de turismo em seus governos para que os municípios façam parte do mapa turístico no Ministério do Turismo. Juntos vamos criar um projeto e dar a infraestrutura necessária para que as cidades desta região se destaquem também neste segmento - salientou.
A Santur será responsável pela realização do processo licitatório para contratação da empresa que fará a elaboração do plano diretor. A licitação deve ocorrer até 31 de março de 2021. A previsão é que o plano de execução do projeto seja de doze meses.
O titular da pasta, secretário Paulo Eli, que está de férias, frisou que o plano prioriza a infraestrutura para, consequentemente, atrair investimentos privados que fortaleçam o turismo no local.
- Esse plano diretor que será construído em conjunto servirá como uma bússola para nortear qual a melhor potencialidade de cada município e quais pontos devem ter mais destaque em investimentos - acrescentou.