O número de registros regulares no Cadastur, o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, aumentou 46% em 2020 em comparação com todo o ano de 2019 em Santa Catarina. De janeiro a novembro deste ano, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) efetuou 913 novos cadastros e 737 renovações, totalizando 1650 registros. O serviço, vinculado ao Ministério do Turismo, tem o objetivo de promover o ordenamento, a formalização e a legalização do setor.
Para o presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, o resultado reflete o intenso trabalho realizado com todas as regiões turísticas de Santa Catarina para ampliar a divulgação do Cadastur e o engajamento às ações empreendidas para auxiliar o setor no enfrentamento dos impactos da pandemia de Covid-19.
- O aumento na procura pela regularização do Cadastur está associado às ações realizadas pela Santur, como o acesso a recursos do Fungetur, o Fundo Geral do Turismo, realizado em conjunto com o Badesc, e outras iniciativas como a obtenção dos selos Viaje+SC, do Safe Travels e também do selo “Turismo Responsável”, do Ministério do Turismo - avalia Ferrari.
O estado conta atualmente com 5.052 empreendimentos e profissionais em situação regular. A procura pela regularização do cadastro foi maior entre os empreendimentos do turismo (pessoa jurídica), com variação de 49% em relação a 2019. Parques temáticos, com 66%, e meios de hospedagem, com 61%, foram as atividades com maior aumento. Na categoria guias de turismo (pessoa física) a busca pela regularização do cadastro foi de 19% até novembro de 2020, em comparação aos 12 meses do ano anterior.
O Cadastur precisa ser renovado a cada cinco anos para os guias e a cada dois anos para as demais atividades.
Foto: Arquivo/santur