O Inovatur, iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a empresa Gestalt Open Innovation, entra na sua segunda etapa da primeira fase, que corresponde à seleção das propostas de inovação do turismo catarinense. O cronograma de atividades do Inovatur segue até março de 2021.
- Realizamos um amplo trabalho de divulgação do Inovatur, buscando envolver os segmentos e todo o trade turístico do estado, levando em conta que o objetivo é selecionar preferencialmente um projeto por região turística de Santa Catarina, com foco na inovação dos negócios do setor - destaca o presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari.
Na primeira etapa, foram realizados nove webinars com a participação de 17 convidados, entre representantes dos segmentos turísticos e especialistas do setor de turismo e inovação, gerando 380 visualizações em mais de 9h de conteúdo para ativação da marca e divulgação do programa, do edital de fomento e sobre os desafios do trade turístico.
As ações empreendidas resultaram em 32 propostas cadastradas na plataforma da Fapesc, com 19 submissões efetivadas com foco na inovação do turismo catarinense.
- Agora, na segunda etapa da primeira fase do programa, serão selecionados 13 projetos, sendo que cada um receberá o aporte de R$ 23 mil, totalizando R$ 300 mil de recursos do Governo do Estado para fortalecer iniciativas de base tecnológica para o turismo - acrescenta a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer.
Para sustentar o engajamento no programa e dinamizar ainda mais o ecossistema de inovação no turismo, a programação de dezembro tem novidades, com a produção de conteúdos em áudio (formato podcasts). O primeiro episódio vai ao ar na próxima quinta-feira, 3 de dezembro, sobre o primeiro Centro de Inovação em Gastronomia Abrasel (CIGA), lançado em setembro deste ano.
Próximos passos
Na etapa seguinte, os finalistas do edital Inovatur participarão de um “pitch day”, evento online e aberto ao público no qual terão a oportunidade de apresentar seus modelos de negócio. A quarta e última etapa da primeira fase do programa consiste em uma rodada de negócios, momento em que os vencedores terão a possibilidade de apresentar os “pitchs” para investidores e obterem apoio financeiro necessário para concretizar os projetos.
Lançado no final de outubro, o programa busca apoiar a geração de empresas de base tecnológica, para a transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos.
Para a segunda fase do programa, que ocorrerá a partir de março de 2021, serão planejadas ações em conjunto com o Programa Viaje+SC, da Santur, e a Rede Catarinense de Centros de Inovação, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.