A realização da primeira feira de turismo das Américas desde o início da pandemia marcou também a retomada das ações presenciais de promoção dos destinos catarinenses. Com esse objetivo, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) participou, entre os dias 5 e 8 de novembro, da Feira Internacional de Turismo de Gramado, e se prepara para estar no São Paulo Boat Show e no Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu, que ocorrem ainda neste ano.
- De forma geral, o Festuris deste ano foi diferente em decorrência do momento que vivemos. Observamos uma redução no volume de participantes, o que foi compensado pela qualidade do público, que mostrou interesse em novas possibilidades de negócios - avalia o gerente de Promoção Turística da Santur, Fábio Farber.
A avaliação da equipe da Santur é de que a participação na feira teve saldo positivo. Entre as muitas mesas de negociação e conversas com diferentes segmentos do turismo, destaque para as tratativas entre a Santur, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul e a Paraná Turismo sobre as possibilidades de aproximação dos três estados do Sul nas ações de promoção e intercâmbio de experiências.
A equipe da Santur também se reuniu com agências e operadoras de turismo interessadas nos segmentos de ecoturismo, turismo de aventura e turismo religioso, selando um primeiro contato que será aprofundado na sequência.
Outro destaque foi a reunião entre a Santur, o Floripa Airport e a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais para alinhar uma ação de promoção conjunta entre os estados e a retomada da linha aérea entre Florianópolis e Belo Horizonte.
Fotos: Cássio Brezolla
Turismo seguro
Assim como o Festuris, os eventos de promoção turística estão sendo adaptados aos tempos de pandemia. A feira em Gramado foi toda remodelada para atender aos protocolos sanitários de combate à Covid-19 e induziu também mudanças na forma de exibir e vender os atrativos turísticos.
As adaptações nesta edição do evento não ocorreram apenas na configuração do espaço físico e no formato híbrido, com atividades presenciais e online. Mas, essencialmente, refletiram um novo comportamento do mercado frente a pandemia de Covid-19 e a necessidade de fortalecer a imagem de segurança dos destinos.
Nesse sentido, no espaço reservado à promoção de Santa Catarina, a Santur deu destaque ao selo de segurança sanitária Safe Travels e ao programa Viaje+SC, que demonstram o comprometimento do setor com as medidas de segurança indispensáveis para possibilitar uma retomada responsável do turismo.
Outro comportamento induzido pela pandemia foi a substituição quase completa do material promocional em formato físico por materiais alternativos para a divulgação dos serviços e produtos turísticos apresentados na feira. - Os expositores buscaram inovar na forma de transmitir a informação, sem uso de material impresso, o que poderá ser incorporado de forma mais ampla nas próximas feiras e eventos - acrescenta Fábio.
A Santur utilizou um hotsite para disponibilizar os materiais promocionais em formato digital. O acesso ao hotsite era feito via QR code incorporado aos vídeos exibidos no estande e também por meio de tecnologia bluetooth. Com essa ferramenta, as regiões turísticas que não estiveram presentes na feira também puderam promover seus destinos.
Próximos eventos
Depois do Festuris, a Santur também estará presente no São Paulo Boat Show, que ocorre de 19 a 24 de novembro e o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2020.