O fim de semana prolongado tende a motivar as atividades de turismo, especialmente com a previsão de tempo estável em Santa Catarina. O aumento na circulação de pessoas, movidas pela vontade de desfrutar o feriadão, levou o Governo do Estado a reforçar o alerta sobre os riscos da Covid-19 e intensificar a fiscalização para o cumprimento das recomendações de segurança sanitária de combate à disseminação do novo coronavírus.
- Não é o momento para relaxarmos em relação à Covid-19. Cada um deve fazer a sua parte, respeitando os protocolos sanitários. Seguem valendo as regras de distanciamento social, uso de máscara e as práticas de higiene e limpeza. Assim como seguem válidas as regras definidas para os diferentes segmentos turísticos - enfatiza o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro Mané Ferrari.
O presidente acrescenta que desde o início da pandemia a Santur vem trabalhando nos protocolos para um turismo seguro no estado, esforço que foi reconhecido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council - WTTC) com a concessão do selo Safe Travels.
Além disso, a Santur criou o Programa Viaje+SC que, além de buscar a estruturação do turismo regional catarinense, tem como um dos principais pilares a implementação das normas sanitárias nos empreendimentos turísticos, que serão identificados com o Selo Viaje+SC.
Fiscalização do feriado
Equipes de fiscalização e vigilância do Estado e dos municípios da região da Grande Florianópolis estarão nas ruas fiscalizando e promovendo o cumprimento das regras sanitárias durante o feriado de Finados, com foco nas praias, parques e rotas gastronômicas.
Além das ações de fiscalização, a Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária elaborou uma nota técnica voltada à população no sentido de evitar aglomerações no dia 2 de novembro, dia de Finados. A nota traz orientações para prevenção do contágio por Covid-19, principalmente no acesso aos cemitérios e entornos, além de cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.