A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) atualizou o “Guia de orientações para realização de congressos, palestras, seminários e afins”, com base na portaria 770 da Secretaria de Estado da Saúde (SES), publicada nesta quinta-feira, 1° de outubro. A principal mudança está relacionada ao público permitido nessas atividades.
Pelas novas regras, nas regiões com Risco Potencial Alto (cor Amarela) será permitido um público de até 40% da capacidade do espaço do local do evento. Nas regiões com Risco Potencial Regiões Moderado (cor Azul), o limite será de 60% da capacidade do espaço.
Nas regiões com Risco Potencial Gravíssimo (cor vermelha) e Grave (cor laranja) segue proibida a realização de congressos, palestras e afins.
Também foram suprimidas duas exigências da portaria anterior (715), de que o município sede deveria estar há quatro semanas com casos de Covid-19 em decréscimo e de que ocupação de leitos destinados aos pacientes com a doença deveria estar abaixo de 50% na Região de Saúde.
As alterações anunciadas para esses eventos acompanham a atualização na forma de mapeamento dos casos de Covid-19 para compor a Matriz de Risco Potencial, conforme foi definido pela SES. A análise dos indicadores terá agora um foco maior na atenção primária, tendo em vista a mudança do momento da pandemia em Santa Catarina.