Representantes de todas as regiões do país participaram, nos dias 8 e 9 de julho, do 4º Encontro da Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo (RBOT). Esta edição foi organizada pela equipe do Observatório do Turismo do Estado de Goiás e teve as atividades adaptadas para que o evento ocorresse por videoconferência, seguindo as recomendações de manter o distanciamento social durante a pandemia de Covid-19.
Participaram do encontro 34 observatórios de 20 estados, ligados a universidades e organismos oficiais do turismo. Santa Catarina foi representada pela diretora de Estudos e Inovação da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Santur), Luana Emmendoerfer. Junto com a Fecomércio, Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Santur integra a Rede de Inteligência do Turismo de Santa Catarina, constituída em 2019.
Na avaliação da diretora, um dos aspectos mais positivos do evento foi o intercâmbio de experiências relacionadas ao turismo. - O Observatório de São Paulo, por exemplo, já com longa trajetória, fez uma explanação sobre como foi o processo de credenciamento junto à Organização Mundial do Turismo - informa.
A programação do encontro trouxe palestras com especialistas e discussões sobre diferentes temáticas, como a criação de uma metodologia de pesquisa única para todos os observatórios, o que permitirá fazer a comparação de dados e análises mais consistentes sobre o turismo. - O assunto será aprofundado em novas reuniões virtuais e deve culminar na elaboração de uma cartilha, tendo também como referência um manual do Observatório de Minas Gerais que foi apresentado no encontro - explica Luana.
A primeira experiência da Rede de Observatórios, dentro da proposta de trabalhar uma única metodologia, foi a pesquisa de sondagem sobre os impactos da Covid-19 no setor, realizada em abril deste ano. - A pesquisa aplicada em Santa Catarina foi discutida conjuntamente pelos observatórios. Uma base do formulário foi criada na Rede e depois aprofundado pelos estados, conforme a necessidade e realidade de cada um - acrescenta.
Além da harmonização de metodologias na pesquisa, outros temas debatidos foram o fortalecimento e formalização da Rede; o planejamento estratégico para pesquisas em rede 2020/2021; a captação de recursos e parcerias com o Ministério do Turismo; o uso de redes sociais e publicação de resultados coletivos; e a criação de revista eletrônica para dar publicidade aos estudos realizados pela Rede de Observatórios.
O próximo encontro da RBOT ocorrerá em 2021 e será organizado pelo Observatório do Turismo de Natal e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).