A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) atualizou, nesta terça-feira, 07, o "Guia com recomendações para eventos Drive-in", em Santa Catarina. O documento detalha as diretrizes para a retomada dos eventos na modalidade durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Estado. A atualização foi realizada diante da Portaria nº 465 da Secretaria de Estado da Saúde, emitida na última segunda-feira.
Apesar da autorização, os gestores municipais podem decidir por medidas mais restritivas, incluindo pela não realização de eventos, conforme determinado na portaria nº 464, de 3 de julho de 2020, que instituiu o programa de descentralização e regionalização das ações de combate à Covid-19.
+++ Acesse a atualização “Guia com recomendações para eventos Drive-in”, em Santa Catarina
A portaria ainda estabelece a responsabilidade da Vigilância Sanitária Municipal, compartilhada com Vigilância Sanitária Regional, Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares e demais órgãos fiscalizadores, quando for o caso, para fiscalizar todos os estabelecimentos comerciais e locais públicos com vista a garantir o cumprimento das medidas sanitárias exigidas.
O serviço de eventos drive-in inclui cinema, shows, palestras e outras modalidades. O material orienta os participantes dos eventos, empreendedores, trabalhadores, autoridades de saúde e população quanto às práticas de proteção adequadas. Há determinações quanto à higienização, a manutenção do distanciamento e ao comportamento sanitário necessário.
Para a liberação desta atividade, o assunto foi previamente debatido nas reuniões que a Santur promoveu com representantes do trade turístico do estado e responde a uma demanda do segmento, diante da preocupação de retomar as atividades de maneira segura para profissionais e praticantes.
Outros Guias elaborados pela Santur, com orientações de combate à Covid-19 na gradativa retomada do turismo, são o "Guia de Conduta em Atrativos Turísticos", os "Manuais de Boas Práticas para Meios de Hospedagem" e para os "Serviços de Alimentação" e "Prática de Atividade ao Ar Livre" todos disponíveis em formato digital.
Vale ressaltar que a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) não incentiva o turismo neste momento de enfrentamento a Covid-19.