A- A A+

Para alinhar informações e apresentar as ações de apoio ao setor no enfrentamento à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) realizou, nesta sexta-feira (05) reunião com representantes do trade da região turística Caminhos da Fronteira. Participaram da videoconferência secretários de turismo, representantes de Conselhos Municipais de Turismo e da Instância de Governança Regional (IGR), associações e empreendedores.

As reuniões estão sendo realizadas com todas as regiões do estado para promover a aproximação com o trade e manter aberto canal de diálogo com a Santur.

- Queremos sair da pandemia ainda mais unidos e fortalecidos. Por isso colocamos nossa equipe à disposição, queremos ouvir e discutir juntos as melhores soluções para o enfrentamento da crise - frisou o presidente da Santur, Mané Ferrari.

Uma das iniciativas de apoio ao setor é o programa Viaje Mais SC, focado no fortalecimento do turismo regional.

- Várias pesquisas têm apontado que, num primeiro momento, este será o tipo de turismo mais procurado pelos viajantes, que vão priorizar o transporte particular e distâncias mais curtas. Com base nesse perfil, a Santur está preparando esse programa para incentivar o turismo regional em Santa Catarina - explicou o diretor de Marketing da Santur, Carlos Eduardo de Sá.
O Viaje Mais SC será implementado em seis etapas, gradativamente, começando com o lançamento de um selo para os estabelecimentos que cumprem com as normas sanitárias de combate à Covid-19 e oferecem produtos diferenciados para turistas.

Reunião, por videoconferência, tratou das necessidades da IGR neste período de retomada do turismo catarinense (Foto: Reprodução)

A presidente da IGR Caminhos da Fronteira, Maria Zanin, avaliou positivamente o programa.

- Atesto e confio nos estudos que indicam que as pessoas estão dispostas a viajar para locais próximos. Então esse programa será muito importante para esse novo momento do turismo - disse.

Segundo ela, os dois pontos mais sensíveis para o desenvolvimento do turismo na região Caminhos da Fronteira são a necessidade de melhorias na BR-282 e BR-163, principais rodovias de acesso ao Oeste catarinense e Argentina, e a atualização da sinalização turística. Sobre esse assunto, o presidente da Santur informou que está em fase de conclusão o projeto de nova sinalização turística no estado.

Linhas de crédito

Outra frente de atuação da Santur está relacionada ao crédito, uma das principais demandas do setor para superar os impactos da pandemia. Nesse sentido, conforme disse o gerente de Promoção, Fábio Farber, a Santur está trabalhando com uma equipe focada para a articulação, junto com a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e também ao Ministério do Turismo, recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) para auxiliar as empresas e profissionais catarinenses. Um valor de R$ 20 milhões já está sinalizado para Santa Catarina para atender pequenos, médios e grandes negócios.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito