A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) promoveu, nesta quarta-feira (03), reunião com representantes do trade da região turística Vale dos Imigrantes, cumprindo com o cronograma de videoconferências que estão sendo realizadas com todas as regiões do estado. Participaram da reunião secretários de turismo, empresários, entidades da região e também representantes da Instância de Governança Regional (IGR).
O objetivo dos encontros é alinhar informações e também apresentar as ações empreendidas pela Santur para apoiar o setor no enfrentamento à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, assim como conhecer a demandas dos segmentos na retomada do turismo. Conforme explanou o presidente da Santur, Mané Ferrari, desde que foi decretada a quarentena em Santa Catarina, a Agência tem trabalhado em busca de soluções para o enfrentamento dos impactos da pandemia no turismo.
- Foi montado um gabinete de crise que está em constante diálogo com o comitê do Governo que centraliza as ações de combate à Covid-19. Já tivemos alguns avanços, como reabertura gradual dos meios de hospedagem e dos serviços de alimentação. Agora, com base no último decreto do Governo do Estado, estamos trabalhando na construção de normativas para a reabertura de parques e zoológicos, avançando pouco a pouco, até chegarmos na liberação dos eventos - informou Ferrari.
Entre as ações da Santur, foi destacado o programa Viaje Mais SC, que incentiva o catarinense a conhecer melhor o próprio estado. O programa será implementado em seis etapas, gradativamente, começando com o lançamento de um selo para os estabelecimentos que cumprem com as normas sanitárias de combate à Covid-19 e oferecem produtos diferenciados. O lançamento do programa está previsto para o mês de junho.
O gestor da Instância de Governança Regional (IGR) Vale dos Imigrantes, Yuri Hentz, acrescentou que uma das ações de suma importância é a atualização da sinalização turística na região, projeto que já está em andamento na Santur e integra o programa Viaje Mais SC. - É muito importante ter a sinalização adequada na hora de vender o destino - destacou. A Vale do Imigrantes foi a 13ª região turística de Santa Catarina, criada a partir do desmembramento da região "Vale do Contestado" e reconhecida oficialmente pelo Mtur em 2019.
Outra frente de atuação da Santur é a busca por recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) para auxiliar empresas e profissionais do setor. Nesse sentido, além da articulação com o Ministério do Turismo, a Santur montou uma equipe que está atuando no apoio ao Badesc, na análise de documentação, visando dar mais agilidade na tramitação das propostas de crédito apresentadas.