A- A A+

 A Reserva Volta Velha, em Itapoá, será  laboratório para 500 alunos da rede pública do município,localizado no litoral norte do Estado,  aprenderem, conceitos socioambientais, de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente, nos próximos três meses. Trata-se da  temporada do Programa de Educação ao Ar Livre da unidade de conservação, direcionado aos estudantes das escolas municipais e estaduais. O projeto conhecido como  "Acantonamentos, desenvolvido há quatro anos, com apoio do governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional Joinville, obteve aprovação para captação de recursos do Fundo de Incentivo ao Turismo (Funturismo). Nesse período já atendeu mais de mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todas as escolas de Itapoá. "A natureza preservada e o estímulo à consciência ambiental garantirão ao turismo catarinense o maior diferencial competitivo que podemos ter, especialmente no mercado externo. O turismo sustentável é o caminho para o desenvolvimento desta que já é uma importante atividade econômica em Santa Catarina ", afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

 

As atividades realizadas, em três dias, com início na sexta-feira, trabalham de forma lúdica e prática os conteúdos de ciências naturais, ministrados em sala de aula. Segundo o diretor do Centro de Educação ao Ar Livre (CEAL), Juarez Michelotti, o diferencial do programa é trabalhar simultaneamente valores para o convívio em sociedade, como cooperação, respeito e integração social. ?O projeto é uma extensão da escola, já que agregamos a educação ambiental à educação formal. Os valores repassados para as crianças na Reserva, por meio de vivências, transcendem o conteúdo escolar, pois é uma educação para a vida?, explica Michelotti
As ferramentas de ensino do programa são trilhas temáticas, a fauna e flora da floresta atlântica, rochas e solos da planície costeira, rios, sítios arqueológicos, estação meteorológica e até uma oca dos índios Waurás, do Xingu, utilizada para vivências da cultura desses povos. As atividades são conduzidas por um grupo de coordenadores e naturalistas além de um representante indígena. Todos capacitados em educação ao ar livre.
A metodologia pioneira em Santa Catarina, segue o modelo do Glen Helen Outdoor Education Center, de Yellow Springs, Ohio, nos Estados Unidos, através de parceria.
A instituição conta com mais de 50 anos de experiência em educação ao ar livre. A estrutura pedagógica foi adaptada à realidade brasileira pelo Centro de Educação ao Ar Livre (CEAL) da Reserva Volta Velha, em parceria com a Síntese Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Desenvolvimento da Aprendizagem de Curitiba, utilizando a técnica pedagógica dos Grupos de Atitudes Operativas.

 A Reserva Volta e o CEAL - Centro de Educação ao Ar Livre contam com a gestão da Associação de Defesa e Educação Ambiental (ADEA) e patrocínio das empresas Marisol, Arroz Urbano de Jaraguá do Sul, Incasa de Joinville e Tecon SC de Itapoá.

Reserva
A Reserva Volta Velha é uma reserva particular do patrimônio natural (RPPN) com 1.100 hectares( cerca de 1.200 campos de futebol) de área remanescente de Florestas da Mata Atlântica, localizada a cerca de 3km do mar. Reconhecida pelo Ibama em 1992, serve de base para pesquisas, educação e ecoturismo, é considerada pela Unesco área piloto da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica para preservação de ecossistemas costeiros do Sul do País. É a única unidade de conservação localizada na cidade de Itapoá, município que ainda tem grande parte seu território coberto por vegetação nativa.
É aberta à visitação pública e oferece caminhadas nas trilhas, visita à casa de vidro no meio da floresta, sambaquis, estação meteorológica e passeios de canoa pelo rio Saí-Mirim. Em duas décadas de estudos e pesquisas ambientais, envolvendo a floresta, mamíferos e aves, a RPPN Reserva Volta Velha reúne um dos maiores acervos de conhecimentos científicos das planícies costeiras do País, organizado através de convênios de pesquisas, desenvolvidas com diversas instituições, entre elas, Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, Univille e a Antioch University e a South Florida University, dos Estados Unidos.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito