Com mar aberto, águas limpas e cristalinas que formam ondas fortes, propiciando condições favoráveis para a prática do surf, entre outros esportes aquáticos, a Praia Grande, no município de Governador Celso Ramos, é certificada, desde 2017, no programa Bandeira Azul. O título é uma espécie de selo de qualidade que garante que o local é limpo, seguro e com infraestrutura para receber os turistas. Para conquistar o certificado, as localidades precisam atender uma série de critérios e passam por um júri nacional e, em seguida, por uma comissão internacional.
A Praia Grande é paradisíaca e vem recebendo cada vez mais turistas brasileiros e estrangeiros
Com a certificação, o balneário passa a ser divulgado pela agências de turismo no exterior, atraindo mais turistas de diferentes partes do mundo. A Praia Grande possui 1,2 quilômetro de extensão e vem sendo, cada vez mais procurada por turistas brasileiros e estrangeiros. Com poucos hotéis, o balneário possui opções de casas de veraneio para aluguel e a expansão imobiliária se torna evidente.
O balneário é bastante movimentado durante a temporada de verão, apesar das poucas opções de quiosques e restaurantes na beira da praia, situação compensada pela variedade de bares, restaurantes e comércio em geral, instalados na principal avenida de acesso. Há lixeiras por toda a orla incentivando os usuários a cuidar do o meio-ambiente, uma das exigências da comissão avaliadora do programa Bandeira Azul.
Governador Celso Ramos possui 23 encantadoras praias que se formam entre baías e enseadas localizadas em uma área de preservação ambiental da Baleia Franca. O mar do município ainda abriga 37 espécies de golfinhos que vivem na Baía dos Golfinhos, local bastante procurado para mergulho e contato com os mamíferos aquáticos. A 50 quilômetros da capital do Estado, Florianópolis, o acesso ao município é via BR 101, tanto para quem vai do Norte, quanto para quem parte do Sul. Para chegar até à Praia Grande, continua o trajeto pela rodovia SC 409.
A praia conquistou a Bandeira Azul pela terceira vez consecutiva (Fotos: Saul Oliveira/Santur)
Bandeira Azul
Desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education), no Brasil, o Programa Bandeira Azul é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.
A iniciativa tem como objetivo avaliar as condições de balneabilidade (banho e práticas esportivas) das águas e das praias ao redor do mundo. Para conquistar a certificação, é preciso atender a 34 critérios, divididos em quatro blocos: educação e formação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços e qualidade da água.
A certificação para praias, marinas e operadores de embarcações de Turismo Sustentável visa aumentar a participação e conscientização da sociedade e de gestores públicos para proteger os ambientes marinhos costeiros, estimulando a solução de problemas na busca da qualidade e proteção ambiental.
Informações adicionais para a imprensa:
Renan Koerich
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3665-7480 / (48) 99959-8096
Site: www.setur.sc.gov.br