A- A A+

Dando sequência às tratativas sobre o Tourism Tech Adventures (TTA), que será sediado em Florianópolis no mês de abril, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) realizou nesta quinta-feira, 30, mais uma reunião de alinhamento. Desta vez, por videoconferência, a equipe da Santur conversou com os representantes do Wakalua, hub de inovação com sede em Madri, Espanha, sobre a etapa nacional da Tourism Startup Competition, realizada em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT).

reuniao wakalua

O TTA é um fórum especializado em tecnologia e inovação promovido pela OMT. Junto com a Startup Competition, configura-se como um dos mais importantes eventos de inovação no turismo do mundo. Segundo a presidente da Santur, Flavia Didomenico, ao sediar esses eventos, Santa Catarina fortalece o posicionamento como referência nacional quando se fala em ecossistema de inovação. “Então vemos o TTA e a Tourism Startup Competition como uma oportunidade única para o estado para ampliar a visibilidade e estimular mais investimentos na área de inovação no turismo”, avalia Flavia.

De acordo com o diretor do Wakalua, Eduardo Lorea, a competição de startups será lançada durante o TTA e em seguida será aberto o prazo de inscrição. O resultado será divulgado ainda no primeiro semestre deste ano e as três iniciativas vencedoras da etapa nacional serão automaticamente classificadas para a 3ª edição global UNTWO Tourism Startup Competition.


Tourism Startup Competition 2019

Os vencedores da 2ª UNTWO Tourism Startup Competition foram anunciados em Madri, na semana passada, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur).

Na categoria Deep Tech , repensando a localização e a geolocalização, impulsionada pela Amadeus, o vencedor é Klustera (México), que trabalha no campo da transformação digital e do comportamento humano.

Na categoria Mobilidade Inteligente , firmada em aliança com a Telefónica , a startup vencedora é a Eccocar (Espanha), empresa que permite o gerenciamento mais ecológico de veículos e frotas.

Na categoria Destinos Inteligentes , concedida com a colaboração do Distrito Digital de Valência , o prêmio foi para Visualfy (Espanha), que visa ajudar as pessoas com perda auditiva a superar barreiras e aproveitar o tempo livre.

Dentro da categoria Hotelaria disruptiva , concedida em parceria com Intu Costa del Sol , o prêmio a Questo (Romênia), que ajuda a criar experiências únicas em destinos inspirados em filmes, livros ou lendas locais.

Na seção de Desenvolvimento Rural , promovida pela Globalia , o vencedor é o Like Local (Países Baixos), que conecta as comunidades locais de turistas nos países em desenvolvimento para oferecer experiências de viagem mais autênticas e pessoais.

No prêmio Innovative Solutions in Tourism, o vencedor é o HiJiffy (Portugal), uma startup que centraliza, automatiza e mede todas as atividades de atendimento ao cliente do hotel.

Os vencedores da competição de Retiro do Inovador Social no IE Africa Center são a Enjoy Agriculture (Senegal), uma startup que oferece experiências para turistas relacionados ao agroturismo e a EBikes4Africa (Namíbia), que oferece bicicletas elétricas para cidadãos e turistas locais.

Por fim, o prêmio Reconhecimento Especial em Sustentabilidade , apoiado pela OMT e pela Globalia, foi para a Live Electric Tours (Portugal), que oferece passeios em veículos 100% elétricos.

 

(Com informações da OMT)

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito