A- A A+

   Cláudio Castilho, treinador da mineira Maria Zeferina Baldaia acredita que a sua atleta é uma das favoritas ao título da 9ª Maratona Internacional de Santa Catarina que será realizada dia 19 de abril na Beira-Mar Norte, em Florianópolis.“Estamos indo pela primeira vez a Florianópolis para vencer”, enfatiza o técnico. Além da vitória o treinador diz que sua pupila usará a competição catarinense para buscar dois objetivos. O primeiro é baixar o tempo de 2h38min, a média de suas últimas competições, que ajudou a garantir o segundo lugar de Zeferina no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

 

O segundo é usar a prova como parte da preparação para o Campeonato Mundial, que será realizado em agosto, em Berlim, na Alemanha.Segundo o técnico, Maria Zeferina, de 36 anos, costuma se prepara para a competição mundial disputando uma prova no exterior. Este ano, contudo, conversando com a atleta, eles optaram por fazer essa preparação no Brasil. A prova escolhida foi a Maratona de Santa Catarina. “Essa escolha se deu depois de conversar com outros treinadores, amigos meus, que me informaram que a maratona catarinense é organizada e boa de se fazer um bom tempo pelo seu percurso plano”, explica. Diante dessas características é possível que Zeferina possa correr abaixo das 2h38min e até igualar o recorde da prova que é de 2h36min21seg cravado no ano passado pela alagoana Marili dos Santos.

Apesar da confiança, Castilho não acha que a vitória já esteja garantida. “Tudo vai depender do tempo. Soube que o ano passado choveu bastante e se isso acontecer neste ano, vai atrapalhar muito nossos objetivos”. Ele acredita que a prova feminina será bastante disputada.Além de Zeferina, Castilho também é treinador da paulista Adriana Aparecida da Silva, 6º no ranking brasileiro, e Rosângela Raimunda Pereira Faria, de Minas Gerais. Adriana obteve o terceiro lugar na São Silvestre em 2005, posição que repetiu na Meia Maratona do Rio de Janeiro, no mesmo ano.

Já Rosângela tem participações na Corrida Internacional de San Fernando, no Uruguai, na Maratona do Rio de Janeiro, ambas em 2005, em que ficou em quinto lugar. As duas também garantiram a participação na Maratona de Santa Catarina.As inscrições para a Maratona Internacional de SC seguem até o dia 9 de abril e podem ser feitas pelo  site: http://www.ativo.com/.

A largada da prova está programada para o domingo, dia 19, a das 7h35min com a prova feminina, 7h45min, cadeirantes, e 8h a largada do masculino. Além da prova de 42,1km também será realizada uma corrida rústica de 10km.Entre os homens, o principal nome é do paulista Adriano Bastos, 31 anos, vencedor do ano passado. Bastos tem no currículo seis títulos da Maratona da Disney, o último conquistado em janeiro, além do bicampeonato da Meia Maratona de Buenos Aires. Já venceu também a Maratona de Curitiba. É o atual recordista da Maratona de Santa Catarina, que leva em conta o novo percurso, com o tempo de 2h16min20seg, a melhor marca da carreira.

 ASCOM Fesporte

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito