Os preparativos para a sexta edição do Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública, que vai debater a influência da segurança pública na gestão e fortalecimento do turismo, foram tratados em reunião realizada com a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Flavia Didomenico, nesta terça-feira, 28. O evento, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), será realizado de 1 a 3 de julho em Florianópolis.
O cronograma e a programação prévios foram apresentados pelo Coronel José Aroldo Schlichting e pelo Major Augusto Cesar da Silva, da SSP, membros da comissão organizadora. Conforme explicaram, o objetivo do evento é promover a integração entre o meio acadêmico e as instituições responsáveis pelo turismo e segurança pública, estimulando a pesquisa acadêmica nessas áreas e o intercâmbio de experiências. Também participou da reunião a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmnendoerf.
De acordo com a presidente da Santur, o desempenho satisfatório das atividades turísticas está diretamente vinculado à integração dos muitos setores envolvidos. “O turismo é uma atividade complexa, que para funcionar bem depende da integração de diversas áreas, a exemplo da segurança pública. Compreende-se que só a ação coordenada dos diferentes agentes vai assegurar a qualidade de turismo que almejamos para nosso estado”, enfatiza.
Flavia acrescentou que o apoio da Santur na realização do Seminário consolida o desafio lançado durante o Encontro do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud), sediado em Santa Catarina em outubro passado, para que cada vez mais os órgãos de governo estejam otimizando estruturas e recursos para alcançar resultados mais efetivos.