Representantes do turismo termal e de bem-estar participaram, nesta quinta-feira, 21, da reunião promovida pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), em Florianópolis, para retomada das atividades do grupo de trabalho deste segmento.
Diferentes regiões do Estado onde se localizam estâncias termais estavam representadas na reunião, além da Associação de Turismo Hidrotermal de SC (Athisc). “Os grupos de trabalho têm caráter consultivo e propositivo. É um espaço para que os representantes de cada segmento apresentem os anseios e sinalizem quais são as ações mais relevantes para o fomento do turismo”, explica a gerente de Produtos da Santur, Daniela Castro.
O encontro desta quinta-feira fechou o calendário de reuniões iniciado em outubro com nove segmentos turísticos - LGBT, Mice, Religioso, Rural, Cervejeiro, Enoturismo, Náutico, Ecoturismo e Aventura e Termal. A pauta inicial buscou definir a rotina de trabalho, formalização dos grupos e os primeiros passos para traçar as diretrizes para elaboração de políticas públicas, estruturação de produto e promoção, entre outros temas.
Estâncias de SC
Santa Catarina conta com estâncias termais em 19 cidades de seis regiões turísticas: o Complexo Hidromineral de Gravatal, em Encantos do Sul, é considerado o segundo melhor do mundo (depois de Aux-Les Thermes, na França). Já o Complexo Caldas da Imperatriz, na Grande Florianópolis, chama a atenção por ter sido a primeira estância termal do Brasil. Na cidade de Treze Tílias, no Vale dos Imigrantes, a dica é aproveitar as águas termais no inverno, sendo que na cidade a temperatura pode chegar a -10°C. No Vale das Águas, Quilombo se destaca com um parque de águas termais em plena praça central. E em São João do Sul, na região Caminho dos Canyons, encontra-se a única estância de água termal salgada do país.