A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) promoveu nesta quarta-feira, 20, a primeira reunião para reativar o Grupo de Trabalho de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Os GTs foram retomados no início de outubro, sob a coordenação das Diretorias de Promoção e de Planejamento e Desenvolvimento Turístico da Santur, como estratégia para fortalecer as políticas públicas do setor.
Os GTs contam com a participação de representantes da iniciativa pública e privada, e sociedade civil organizada. Conforme destacou o gerente de Promoção da Santur, Fábio Farber, a finalidade do GT é abrir espaço para que as demandas do segmento sejam apresentadas, discutidas e orientem as futuras ações que venham a ser empreendidas ou apoiadas pela Santur. “Sabemos que o ecoturismo e o turismo de aventura são fortes em Santa Catarina e podem ser muito melhor aproveitados, inclusive buscando ampliar mercados”, frisou.
Participaram da reunião representantes da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), do Instituto Alouatta (Treviso), do Coletivo Taia Terra (Imbituba/Garopaba) e das empresas Ativa Aventuras, Target Ecoturismo, Apino Turismo, Brazil Trails, Caminhos do Sertão Cicloturismo e Pousada Fazenda São Lourenço (Siderópolis).
De acordo com os presentes, que desenvolvem diferentes atividades no Estado - caminhadas, ciclismo, escalada, rafting, entre outras, a profissionalização dos prestadores de serviços, uma melhor sinalização e a promoção turística dos destinos de ecoturismo são algumas das prioridades para impulsionar o segmento em Santa Catarina.