A- A A+

Estão abertas as inscrições para o curso de capacitação sobre o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) e patrimônio histórico, direcionado a guias de turismo cultural. O curso será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, em Florianópolis, é gratuito e tem vagas limitadas. O local escolhido para a atividade é o próprio espaço do MHSC, sediado no Palácio Cruz e Sousa, na Praça XV de Novembro.

Foto: Márcio H. Martins

 Foto: Márcio H. Martins

Em dois dias de capacitação, das 8h às 18h, serão abordados temas como composição dos acervos, ações de preservação, educativas e potencialidades do patrimônio histórico-cultural para o turismo. Também serão realizadas visitas guiadas aos equipamentos culturais do centro histórico da Capital.

A ação está sendo promovida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do MHSC, e pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur). “A ideia surgiu como forma de estimular a regularização dos profissionais junto ao Cadastur e ao mesmo tempo qualificar a atuação dos guias, uma necessidade observada pela equipe do Museu Histórico e que está diretamente envolvida com a realização deste curso”, explica a gerente de Produtos e Serviços da Santur, Daniela Castro.

Os profissionais interessados devem estar regulares com o Cadastur e efetuar inscrição pelo formulário disponível no link https://bit.ly/2phDhGw . O Cadastur é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, com o objetivo de promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos. O cadastro é obrigatório para guias de turismo. A Santur é o órgão delegado pelo Ministério do Turismo para coordenar o Cadastur em Santa Catarina. 

A equipe que ministrará o curso é formada pela museóloga Cristina Maria Dalla Nora (SESC), as educadoras Cristiane Ugolini e Márcia Carlsson (NAE/MHSC), as mediadoras Simone Coelho e Veronice Nogueira (NAE/MHSC), a administradora do MHSC, Lena Peixer e a arquiteta e urbanista Eliane Veras da Veiga.

 

Programação:

25/11/2019- Segunda-feira

Das 8h às 12h

– Oficina do Objeto

- Curadoria Educativa

- Exercício de Exploração do Objeto - Roteiro Investigativo

 

Das 14h às 18h

- Mediação à exposição do acervo;

- Apresentação do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) ( Núcleos de

Conservação e Restauro, de Ação Educativa e Administrativo).

 

26/11/2019- Terça-feira

Das 8h às 12h

- Noções Básicas da Museologia

- Roteiro Cultural - visita guiada aos equipamentos culturais do centro histórico de

Florianópolis;

 

Das 14h às 18h

- Visita guiada ao centro Histórico de Florianópolis

 

Serviço:

Capacitação para guias de turismo

Data: 25 e 26 de novembro de 2019.

Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h.

Local: Museu Histórico de Santa Catarina - Praça XV de Novembro, Centro, Florianópolis/SC.

Requisito: guias de turismo devidamente regulares no Cadastur.

Carga horária: 16h com certificação emitida pelo MHSC/FCC.

Vagas limitadas. Gratuito.

Link de inscrições: https://bit.ly/2phDhGw .

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito