A- A A+

O resultado de 20 anos de um trabalho artesanal minucioso foi entregue oficialmente à comunidade de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. A obra que retrata o Centro Histórico da cidade como era na primeira metade do século XX, com as edificações, ruas, morros, vegetação, personagens e meios de transporte, tudo em miniatura, foi inaugurada na última semana. A maquete está exposta no Museu Nacional do Mar para apreciação dos moradores locais e de visitantes.

 
O trabalho iniciado pelo artista francisquense Conny Baumgart, em 1999, foi concluído nos últimos três anos por uma equipe chefiada pelo arquiteto Márcio Roberto da Rosa. A maquete mede 6m x 14m e foi produzida na escala de 1:75 (1 metro = 1,38 centímetros). As edificações, feitas de poliestireno com pintura à base de água, foram executadas através de levantamentos fotográficos e métricos in-loco, além de entrevistas com moradores que viveram a cidade nas décadas de 1930 e 1940.

O diretor de Planejamento da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Mané Ferrari, participou da apresentação oficial da maquete que também contou com a presença de representantes do governo de SC, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Prefeitura de São Francisco do Sul, da Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar (AAMNM) e da empresa ArcelorMittal, patrocinadora da ação. 

O projeto do diorama do Centro Histórico de São Francisco do Sul tem como principal característica sua especificidade e nível de detalhamento, alcançados graças ao trabalho de inúmeros profissionais envolvidos, entre artesãos, arquitetos, designers, estudantes, entre outros, que contribuíram com a finalização da peça. O trabalho está aberto à visitação pública no Museu Nacional do Mar, que fica na rua Manoel Lourenço de Andrade, 133, no Centro de São Francisco do Sul.

São Chico
São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina e a terceira mais antiga do Brasil. Fundada e colonizada por portugueses, em 1658, seu charme se deve ao casario em estilo colonial português que emoldura as estreitas ruelas do centro histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Também merecem destaque as tradições do Boi-de-Mamão, da Dança do Vilão, do Pão-por-Deus e das Pastorinhas. A cidade é conhecida pela beleza do cenário formado pela baía da Babitonga e pela Vila da Glória, na parte continental. Além da História, das tradições e do porto, São Francisco do Sul tem belíssimas praias, procuradas por milhares de turistas a cada verão.

Fotos: Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito