A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) passou a integrar a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo durante a Terceira Reunião da Rede, realizada no âmbito do III Seminário Mineiro de Pesquisa de Inovação em Turismo (Sempit), em Belo Horizonte. A Santur atua na área por meio da Diretoria de Estudos e Inovação, integrante da Rede de Inteligência do Turismo de SC.
A diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer, participou e destacou a importância do evento.
- A relevância de se trabalhar em rede está na troca do conhecimento que temos com outros estados. As boas práticas são aprimoradas e revertidas num trabalho agregado e com mais valor. Além de buscarmos metodologias e indicadores comuns entre os estados para o setor do turismo, o trabalho de governança faz nos apresentarmos com parâmetros iguais e de forma mais coerente, dessa forma, podemos mostrar a importância do turismo não só nos estados, mas no Brasil como um todo - disse Luana.
Os “Observatórios de Turismo” compõem uma rede de pesquisa que tem como principal finalidade monitorar o desenvolvimento do turismo nos estados brasileiros por meio do levantamento de pesquisas, dados, números e elaboração de indicadores. E, desta forma, busca contribuir para a implementação da política de turismo com foco mercadológico e levar informações estratégicas à cadeia produtiva do turismo.