Integrantes do Grupo de Trabalho de Enoturismo reuniram-se nesta sexta-feira, 25, na Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) para discutir estratégias de fomento ao segmento. O encontro foi o sexto de uma série de reuniões promovidas pela Santur para a reestruturação dos segmentos por meio dos Grupos de Trabalho de Turismo (GTTs).
Na abertura do encontro a presidente da Santur, Flavia Didomenico, enfatizou que com a retomada dos GTTs o intuito é ouvir as necessidades de cada segmento e auxiliar a tomada de decisões. “Os grupos têm caráter consultivo e propositivo e buscam estimular o desenvolvimento, fortalecimento e acompanhamento das ações de turismo de forma segmentada em Santa Catarina, visando ações articuladas e mais assertivas”, explicou.
Os participantes da reunião debateram temas considerados relevantes para estimular o turismo de vinho em Santa Catarina como a criação e investimento em eventos e festas. Também foram sugeridas ações de marketing e divulgação do Dia do Vinho, celebrado no primeiro domingo do mês de junho. Ainda foi mencionada a necessidade da criação de roteiros integrados a outros segmentos, como o gastronômico, o religioso, o rural, entre outros, considerando o caráter transversal do turismo de vinho.
O enoturismo é um segmento voltado às viagens e atividades motivadas para apreciação do sabor e aroma dos vinhos e pelas tradições e cultura de localidades que produzem esta bebida, envolvendo o visitante na cultura e nos detalhes da produção e consumo do suco da uva e do vinho. Da mesma maneira, o enoturista não é apenas consumidor de vinhos, ele é interessado na produção e na cultura dos vinhedos. Além de conhecer a história, cultura e tradições do local, este turista aprecia conhecer o modo de elaboração das viniculturas, com todas as etapas, entendendo o que compõe aquele produto.
Em Santa Catarina duas regiões se destacam: o Vale do Contestado, com o Roteiro Vale da Uva e do Vinho (Videira, Tangará e Pinheiro Preto), e a Serra Catarinense, onde estão localizadas algumas das mais respeitadas vinícolas do Brasil (São Joaquim, Lages e Urubici). O Estado também é destaque na produção de vinhos de altitude, com excelente classificação entre os melhores da Expovinis, a maior feira de vinhos da América Latina. Nas regiões turísticas Encantos do Sul e Vale Europeu também se produz vinhos de reconhecida qualidade.