A reunião do Grupo de Trabalho do Turismo no 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que ocorre até sábado (19), em Florianópolis, foi marcada por uma aproximação com outros três segmentos: Infraestrutura, Meio Ambiente e Segurança Pública. E, com isso, os secretários dos sete estados avançaram no objetivo de seguir com o posicionamento de colocar o Turismo nas agendas econômicas do COSUD.
No Grupo de Trabalho de Turismo, estiveram presentes os estados de Santa Catarina, com a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, Flavia Didomenico, Minas Gerais, com a sub-secretária do turismo, Marina Pacheco Simião, São Paulo, com o coordenador de Turismo da Setur-SP, Rodrigo Ramos, o Espírito Santo, com o secretário de turismo, Dorval de Assis Uliana, e o Rio Grande do Sul, com o diretor para Turismo da Sedetur, Alexandre Romano.
Fotos: Saul Oliveira / Santur
- Uma grande satisfação receber aqui em Santa Catarina os secretários e presidentes do Turismo. Reforçamos e consolidamos a importância do Turismo nas pastas econômicas em cada estado, pois conseguimos dar continuidade nas ações dom o Meio Ambiente e a Infraestrutura. Além disso, hoje tivemos uma aproximação muito positiva com a segurança pública. Nós avançamos muito nas ações desde o início do COSUD, pois trabalhamos a promoção de forma integrada, com o período de ociosidade e avançando na infraestrutura, além das políticas públicas - disse a presidente da Santur, em Santa Catarina, Flavia Didomenico.
Logo pela manhã, a primeira reunião foi de aproximação com o Meio Ambiente. A conscientização da preservação aliada com a promoção de destinos turísticos que envolvem diretamente o meio ambiente foi um dos principais pontos da discussão.
- Temos muitos atrativos turísticos que são do Meio Ambiente e, para promovermos isso, é preciso ter um diálogo com o segmento para termos essa consciência de que é preciso preservar e conservar todos os espaços que podemos promover - diz a sub-secretária do turismo de Minas Gerais, Marina Pacheco Simião.
Entre as formas de realizar a atividade conjunta entre os segmentos, o Grupo de Trabalho irá construir um modelo, comum a todos os sete estados integrantes do Cosud, de estudos para o desenvolvimento de atividades de turismo planejadas e sustentáveis em unidades de conservação.
- O potencial é muito grande, mas temos muitas dificuldades em avançar por conta do paradigma que precisa ser alterado. O objetivo maior é não só a geração de emprego e renda, mas diante do nosso patrimônio natural, a preservação e a conscientização para utilizar os espaços que é tão forte. A nossa integração pode ser muito produtiva - relatou Ana Lúcia Santoro, secretária do meio ambiente do Rio de Janeiro.
Grupo de Trabalho do Turismo também avança em reuniões com a Infraestrutura e a Segurança Pública
O transporte rodoviário, marítimo e também ferroviário, além da legislação para Vans de turismo foram alguns dos temas tratados com os sete secretários de Infraestrutura. A partir do que foi tratado na reunião, o Grupo de Trabalho de Turismo encaminhará as principais necessidades no setor para buscar uma maior eficiência na ações.
Vale destacar que, pela primeira vez desde o início do COSUD, em março, o Grupo de Trabalho do Turismo foi recebido pela Segurança Pública. Buscar uma maior aproximação entre os setores, passa pelas necessidades recorrentes como em grandes eventos e também em locais em que o turismo é também um serviço. Uniformes diferenciados, capacitação policial para atendimento turístico, compartilhamento de informações e dados foram alguns dos assuntos abordados. O secretário de segurança pública de Santa Catarina, Coronel Araújo Gomes solicitou uma elaboração de um planejamento orçamentário para que haja a colaboração entre os segmentos.
- As nossas demandas foram encaminhadas para a Segurança Pública. Entendemos que o turismo rodoviário necessita ser fortalecido junto com as instituições de segurança dos estados. E também com a segurança dos grandes eventos, que tenhamos uma segurança capacitada e que saiba compreender a necessidade dos turistas. É isso que entendemos que podemos trabalhar em conjunto com eles – disse Rodrigo Ramos.
Último dia de programação
Neste sábado, no último dia da programação, os sete governadores da região Sul e Sudeste também estarão presentes no evento, que tem como tema uma gestão pública digital e mais simples. Para debater o assunto, o encontro terá palestras do diretor federal de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, e do secretário especial de Modernização do Estado na Secretaria Geral da Presidência da República, José Ricardo da Veiga. Uma coletiva de imprensa com os governadores está agendada para 11h45.
O COSUD
O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro dos governadores em Minas Gerais. O objetivo é integrar esforços em áreas de interesse comum dos sete estados. O Grupo de Trabalho do Turismo é integrado por secretários de turismo de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.