A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) retomou o Grupo de Trabalho de Turismo de Negócios e Eventos (GTT). A reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira, 16, e contou com a participação de 11 representantes de entidades do segmento de todo o Estado, como empresas de eventos e Conventions & Visitors Bureau.
Foto: Saul Oliveira Filho (Ascom Santur)
Santa Catarina dispõe de grandes centros de eventos, arenas, teatros, salas de convenções, auditórios e outros espaços para eventos de grande, médio e pequeno porte. A boa infraestrutura hoteleira e de serviços é um ponto forte, assim como a localização privilegiada do estado – entre São Paulo e vários países do Mercosul. Todas essas vantagens competitivas, somadas às belezas naturais, à segurança e à qualidade de vida encontrada na maioria das cidades, e também ao trabalho de captação da Santur e dos convention bureaux, têm atraído cada vez mais eventos para o Estado.
Dessa forma, o objetivo do grupo é promover medidas de estímulo, promoção e apoio à comercialização e fomento desse segmento em Santa Catarina. Na visão da presidente, Flavia Didomenico, o fortalecimento da segmentação do turismo necessita avançar em alguns aspectos, “como a estruturação de legislação, do ambiente de negócios e investimentos, fatores determinantes para fazer a captação de eventos”, pontua Flavia.
Uma das propostas da Santur é que o segmento se posicione internacionalmente como um estado sustentável, considerando os 17 objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável.
A próxima reunião do grupo foi agendada para dia 25 de novembro. Participaram da reunião as diretorias de Promoção e de Planejamento Turístico.