Representantes da comunidade LGBTQ+* participaram na tarde desta terça-feira, 15, de uma reunião de alinhamento para desenvolver o turismo voltado a esse público no Estado. O encontro faz parte de uma série de reuniões promovidas pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) para a estruturação dos segmentos, por meio dos Grupos de Trabalho de Turismo (GTTs).
Foto: Saul Oliveira Filho (Ascom Santur)
A presidente da Santur, Flavia Didomenico, abriu a reunião afirmando que os segmentos turísticos são de extrema relevância para a economia do Estado. “Sabemos da importância da representatividade de todos os setores da sociedade. Precisamos ouvir os grupos para ajudar na definição das ações de políticas públicas e de promoção a serem tomadas. Nosso papel é fomentar o turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico”, destacou Didomenico.
O intuito do grupo é a criação de planos e estratégias para o fortalecimento desse segmento turístico, criando políticas públicas e frentes de trabalho para promoção e sensibilização do trade em todo o Estado. Por esse motivo, a Santur está buscando ouvir as demandas de cada segmento, dando apoio para que cada um possa se desenvolver, conforme suas especificidades.
“O turismo LGBTQI+ lida com preconceito, precisamos discutir com toda a sociedade esse assunto. É necessário o apoio e investimento a eventos. Precisamos de profissionais qualificados atendendo nosso segmento. Merecemos espaço e respeito em todos os locais”, declarou o Instituto Catarinense de Pesquisa e Desenvolvimento do Turismo LGBT, Ricardo Medeiros.
O grupo definiu que serão convocados outros representantes do trade do Estado e também do segmento para uma nova reunião com a Santur em breve. Participaram da reunião equipes da Diretoria de Planejamento Turístico, da gerência de produtos e serviços e gerência de políticas públicas da Santur.
*LGBTQ+ é a sigla para designar Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Queer. O sinal de + é adicionado ao final para representar qualquer outra pessoa que não seja coberta pelas outras iniciais.