A- A A+

A 32ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho) e a Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (Exprotel), começou nesta terça-feira (13), no CentroSul, em Florianópolis. Maior e mais importante encontro da hotelaria no sul do país, o evento, que tem entrada franca em toda a programação, terá palestras, reuniões, comercialização de produtos e serviços e capacitação em diversos temas para toda a indústria do turismo.  Fotos: Saul Oliveira Filho (Ascom/Santur)

A abertura oficial contou com a presença do ministro do Turismo (Mtur) Marcelo Álvaro Antônio, que lançou, em Santa Catarina, o programa Investe Turismo no Estado. O projeto, por meio do Sebrae-SC, aplica recursos na potencialização do turismo em 30 rotas catarinenses. O projeto contempla a capital e outros 18 municípios, entre eles, Joinville, Balneário Camboriú, Porto Belo, Itajaí, Timbó e Pomerode. “A iniciativa visa reunir atores públicos e privados em projetos de gestão integrada e qualificação da rota Serra e Mar Catarinense, identificando oportunidades de negócios, políticas públicas e outras ferramentas para potencializar o desenvolvimento da atividade turística local”, destacou.

Osmar José Vailatti, Diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, anfitrião da noite, explicou que realizar o Encatho e Exprotel é uma meta ousada da entidade, porém necessária. “Para manter este evento como palco das discussões de temas palpitantes, lançamento de produtos e serviços e fortalecer o segmento em que atuamos, temos que mostrar unir toda a cadeia produtiva. A programação envolve mais de 50 eventos numa demonstração de união e de fazer crescer a economia do estado e do país. Unimos forças para atrair sua majestade, o hóspede. Vivemos na era da transformação digital, mudanças acentuadas no mercado e no comportamento das pessoas, o mundo é digital e estamos conectados. Espero que sejam aqui firmados bons negócios, parcerias e muita qualificação para modernizar, atualizar e fortalecer os equipamentos turísticos”, afirmou Vailatti. Ele também deixou sua mensagem ao setor que representa. “Ser hoteleiro é colocar a alma e o coração naquilo que faz, é atuar como relações públicas difundindo a cultura e o destino, oportunizar aos colaboradores bons relacionamentos, crescimento pessoal e integração no amplo mercado de trabalho. Ser hoteleiro é exercer a arte do bem receber”, conclui.

A vice-governadora de Santa Catarina Daniela Reinehr, pontuou que o Estado está sendo lembrado principalmente pelo turismo de eventos. “É muito importante ser contemplado com o Programa de Turismo neste evento que é o maior da região sul no setor. O grande foco do programa é desenvolver todos os potenciais que o Estado tem no turismo. Temos regiões muito ricas que ainda não são exploradas e é preciso estruturar o turismo e capacitar os profissionais”, ressalta a vice-governadora. 

Recursos para centro de eventos

Ainda na solenidade, o ministro Marcelo Álvaro Antônio fez a assinatura de um repasse ao Estado, no valor de R$15.603.375,10 (quinze milhões, seiscentos e três mil, trezentos e setenta e três reais e dez centavos), destinado à aquisição de equipamentos para o centro de eventos de Balneário Camboriú. O recurso estava previsto desde o ano passado, mas ainda não havia sido liberado pelo MTur.

Seguindo o cronograma de trabalho das obras do centro de eventos de Balneário Camboriú, foi assinada no mês de julho a ordem de serviço para fornecimento e instalação das divisórias móveis. O valor do investimento é de R$ 2.398.994,20 e a previsão é que o trabalho seja concluído em quatro meses. A comissão de licitação da Santur atua agora no processo de abertura do certame para climatização e elevadores do equipamento.

Autoridades ressaltam potencial do setor

Para a presidente da Santur, Flavia Didomenico, o momento é muito importante para o turismo de Santa Catarina e a ABIH-SC consolida esse evento que já tem projeção nacional, principalmente por oportunizar a vinda do ministro para fazer o lançamento do programa Investe Turismo. Ela ressaltou que a Santur ressignificou sua participação no evento oferecendo, além da promoção das regiões de SC, um espaço de capacitação para os profissionais: “Hoje estamos com capacitação em todas as instâncias turísticas, políticas públicas e outras ações que também acabam promovendo e consolidando todo o turismo do estado”.

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, lembrou que o setor de hotelaria tem anos de dedicação rumo ao avanço do setor, ajudando a colocar o destino Brasil na rota dos principais destinos internacionais. O diretor superintendente do Sebrae Santa Catarina, Carlos Henrique Ramos Fonseca enalteceu o evento e o Programa que dão visibilidade a todo o Estado, através da soma de esforços para fortalecer o turismo e promover a competitividade também dos pequenos negócios”.

Já o presidente da EMBRATUR, Gilson Machado Neto disse acreditar na força do turismo, atentando aos gargalos que precisam ser ultrapassados, como a infraestrutura para o turismo rodoviário e o desenvolvimento do turismo náutico.

Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, deu as boas-vindas a todos os visitantes da capital que estão sempre se preparando e se capacitando para o turismo. “o Encatho faz parte do Floripa Conecta, que engloba diversos eventos em toda a cidade e que ajuda a movimentar o turismo de toda a região, só neste mês, considerado de baixa temporada, temos mais de 60 eventos acontecendo, movimentando a economia e gerando empregos”, pontua o prefeito.

Inteligência do turismo

O presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt engrandeceu o momento liberal da economia e antecipou que nesta quarta-feira (14) será assinado, no Encatho, o protocolo de intenção da rede de inteligência do turismo, com objetivo de gerar inteligência de mercado, com sistematização análise e monitoramento de indicadores do setor para auxiliar os empresários. “Serão também disponibilizados alguns dados do setor através do observatório de turismo. Temos feito um grande esforço no sentido de qualificar a mão de obra em todo o estado e propiciar condições sociais para os trabalhadores do setor de turismo”.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito