Nesta sexta-feira, dia, durante o I Seminário de Turismo Responsável da ADVB/SC, no Parque Beto Carrero, em Penha, as iniciativas catarinenses em prol do turismo sustentável estiveram em pauta, com palestras de empreendedores do setor turístico e de autoridades do Governo do Estado de Santa Catarina. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, encerrou o Seminário com a palestra Potencial Turístico Catarinense e a Sustentabilidade, no qual abordou as políticas aplicadas de acordo com o Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer (PDIL), criado por lei em 2006, para estabelecer as diretrizes do desenvolvimento sustentável do turismo em todo o Estado. “O nosso maior patrimônio são os recursos naturais, que fazem de Santa Catarina um destino competitivo e muito procurado por estrangeiros, principalmente os europeus”, explicou. Knaesel fez uma breve introdução sobre a criação da pasta de Turismo, Cultura e Esporte em Santa Catarina, em 2003. “Inauguramos uma nova era para o turismo em Santa Catarina, visto que somos o único Estado a ter um plano de desenvolvimento para o turismo e um fundo de incentivo – Funturismo – também criado por meio de lei no ano de 2005”, completou o secretário.
Em 2008, conforme lembrou o secretário Gilmar Knaesel, foi editada a lei 14.367, que dispõe sobre os conselhos estaduais de Turismo, Cultura e Esporte, padronizando as normas sobre estes órgãos de caráter consultivo e deliberativo. “Ao implantarmos toda essa sistemática para o desenvolvimento integrado das três áreas, por meio de legislação, garantimos para Santa Catarina um projeto de Estado para o desenvolvimento do turismo, da cultura e do esporte, independentemente do governo ou de uma situação política”, argumentou Gilmar Knaesel. O secretário apresentou a evolução dos investimentos em turismo, cultura e esporte nos últimos três anos, com os fundos de incentivo – Funturismo, Funcultural e Fundesporte, que somam R$ 373.7 milhões. No turismo, segundo o secretário, estes recursos foram decisivos para que Santa Catarina alcançasse a atual posição no mercado nacional e internacional, especialmente no que diz respeito à promoção do destino. Os recursos internacionais (BID) que virão por meio do Ministério do Turismo com o Prodetur/SC serão de R$ 50 milhões para Santa Catarina investir em infra-estrutura.
Posse do Conselho Estadual de Turismo
Na mesma tarde, o governador Luiz Henrique da Silveira empossou os 20 novos membros do Conselho Estadual de Turismo, para a gestão de dois anos. A presidência do Conselho é ocupada pelo empresário Fernando Marcondes de Matos e a presidência de honra, pelo secretário Gilmar Knaesel. "Gostaria de enfatizar a importância deste conselho, que além de consultivo é também deliberativo. Ele auxilia o Governo com estratégias para o desenvolvimento do Turismo dentro das prioridades do Estado", afirmou o governador.
De acordo com Luiz Henrique, a competitividade de um destino turístico está fortemente associada aos eventos. "Dizendo isso, quero valorizar também o papel do Convention Bureau. Eu queria cobrar a consciência dos empresários hoteleiros para que participem com sua contribuição junto ao Convention. Com esses recursos financeiros, o Convention Bureau pode fazer no setor privado o que nós do Governo fazemos no setor público, por meio da Secretaria de Turismo e Santur, que promovem Santa Catarina no Brasil e no exterior com campanhas publicitárias e participação em eventos do setor".
Na solenidade de posse do Conselho, o governador ainda enfatizou a importância das viagens oficiais do Governo ao exterior. “Tivemos 28 missões oficiais do Governo do Estado, nas quais levamos o nosso material promocional de alta qualidade, como vídeos e panfletos, todo ele em diversos idiomas. E o retorno que tivemos é mais do que positivo, a exemplo do WTTC (Conselho Mundial de Viagem e Turismo), que será realizado em maio em Florianópolis, e do Campeonato Mundial de Handebol Adulto Feminino em Santa Catarina, de 2011. A Copa do Mundo também é um grande evento que o Estado está tentando trazer para que possamos ter mais uma vez uma mega visibilidade no mundo".
Às 19 horas, Luiz Henrique participou da cerimônia de entrega do Prêmio Top Turismo 2008, destinado a instituições que se destacaram no segmento. Paralelamente, foi entregue o Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo.
Confira os Vencedores do “Top Turismo ADVB SC 2008”:
Alliance Eventos
Case: Winter play: uma alternativa para o turismo sazonal em Florianópolis
Centro Sul - Centro de Convenções de Florianópolis
Case: Centro de Convenções de Florianópolis e sua contribuição ao turismo
Green Valley
Case: Green Valley
Grupo RBS
Case: Painel RBS - Soluções para o Turismo em Santa Catarina
Instituto Festival de Dança de Joinville
Case: Festival de Dança de Joinville
Itá Thermas Resort e Spa
Case: Visão de oportunidade de mercado em um cenário de mudança
Lojas Havan
Case: "Nosso Castelo" - Ressurge um Cartão Postal em Blumenau
Parque Unipraias Camboriú
Case: Parque Unipraias Camboriú
Prefeitura de Rio do Sul
Case: Quatro Cantos - Conheça Rio do Sul
Tedesco Marina Garden Plaza
Case: A Marina dos Olhos dos Catarinense
ASCOM Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí