A- A A+

A diversidade cultural em Santa Catarina está presente na maior festa popular do Brasil, o Carnaval. Os costumes e tradições locais de cada cidade aparecem nas manifestações populares de rua, em festas pontuais que acontecem durante os quatro dias de folia, em todo o Estado. Para o turismo, o Carnaval é um ponto alto da demanda turística na temporada de verão e movimenta toda a cadeia de serviços, especialmente a rede hoteleira. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo – Funturismo repassou, em 2009, R$ 5,7 milhões para apoiar o Carnaval em diferentes regiões.

 

 A Capital, Florianópolis recebe, no Centro Histórico, os tradicionais blocos, como o Berbigão do Boca, abrem os festejos de Momo. Durante os quatro dias de Carnaval, os foliões acompanham os trios elétricos e lotam a Praça XV numa grande festa de rua. O desfile das Escolas de Samba, na Passarela Nego Quirido, reúne o maior público da cidade na noite de sábado, atraindo muitos turistas que estão na Grande Florianópolis. No Sambódromo desfilam as escolas de samba da grande Florianópolis - Grêmio Recreativo e Cultural Coloninha, Grêmio Recreativo e Escola de Samba Consulado, Sociedade Recreativa Cultural, Samba Embaixada Copa Lord, Protegidos da Princesa e a novata Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba União da Ilha da Magia.No Interior de Florianópolis, a tradição açoriana ganha as ruas em animadas bandas e blocos. No Ribeirão da Ilha, a Sociedade Musical e Recreativa Lapa reuniu oito mil pessoas nesse Carnaval. Em Santo Antonio de Lisboa, o carnaval de rua é a moda antiga, atrai muitas famílias e transforma a paisagem histórica do bairro, em Florianópolis.   

Valorização da cultura regional  - Nove cidades catarinenses receberam investimentos do Funturismo para o Carnaval. Entre elas, destacam–se as cidades de São Francisco do Sul, no Norte do Estado. A festa de Momo fica no Centro Histórico do município, onde os 150 imóveis tombados pelo patrimônio histórico encantam os visitantes. Em Joaçaba, no meio-Oeste catarinense, acontece um dos mais famosos carnavais de Santa Catarina, com blocos de rua e desfiles de escolas de samba comparados aos dos grandes centros. Em Laguna, cidade litorânea do Sul do Estado, a Praia do Mar Grosso tem sua avenida totalmente invadida pelos foliões atrás dos trios elétricos. O desfile das escolas de samba acontece na passarela instalada no Centro da cidade. Na praia, o Bloco da Pracinha arrasta multidões há mais de 30 anos e inspira as novas gerações. Atualmente, os desfiles organizados, como os do Bloco Rosa, que traz atores globais convidados a cada ano, fazem da cidade histórica da heroína Anita Garibaldi um destino de fama nacional no carnaval catarinense. 

Diversidade em Florianópolis -  Tradicionais bailes de ruas como o Pop Gay, celebram a diversidade e alegram o Carnaval no Centro de Florianópolis. A partir desse ano, o concurso onde drag queens disputam o prêmio pela melhor produção e performance, será em novo endereço, a Praça Tancredo Neves, no Centro da Capital. Os desfiles de transformistas atraem um público bem eclético e divertido.  

Joaçaba tem fama nacional - O Carnaval de rua em Joaçaba é amplamente conhecido. Com o desfile das três escolas de samba da região pelas ruas da cidade promove-se um grande espetáculo que envolve praticamente toda a cidade, movimenta a economia e atrai até turistas estrangeiros.  

Festa no Centro Histórico - A cidade de São Francisco do Sul possui o mais famoso carnaval da região turística do Caminho dos Príncipes. O Carnaval acontece no Centro Histórico, as ruas são invadidas por foliões que brincam atrás dos trios elétricos. As Escolas de Samba e a Liga de Blocos fazem desfiles tanto no centro quanto nas praias. A Secretaria de Turismo promove bailes públicos em tendas armadas e o Clube Náutico Cruzeiro do Sul é a referência em carnaval de salão. 

Laguna alia festa e praia -  Em época de carnaval cerca de 250 mil turistas circulam pela cidade de Laguna durante os dias da festa mais popular do Brasil. E são várias as opções para pular o carnaval. Além do desfile oficial das escolas de samba, realizado no centro da cidade, a festa se estende pela orla do Mar Grosso, reunindo milhares de jovens ao som de bandas e trios elétricos. No Domingo à tarde, a festa é comandada pelo tradicional “Bloco da Pracinha”, que arrasta os foliões desde o bairro de Magalhães até a praia do Mar Grosso. Este desfile é o ponto alto do Carnaval Lagunense e, a cada ano, fica mais divertido e profissional. Carros alegóricos, trios, alas temáticas, com muito humor atraem um público imenso ao longo do trajeto.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito