A- A A+

A Fesporte já disponibilizou em seu site: www3.sol.sc.gov.br/fesporte, os regulamentos das suas competições para o ano de 2009. As alterações ocorridas foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Esporte (CED), na reunião do dia 20 de novembro, em Pomerode. A mudança que mais afetará os municípios que participam dos eventos da Fesporte é em relação à idade dos atletas na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) - de 14 a 16 anos e nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina - de 15 a 18 anos. Conforme previa o regulamento de 2008, as idades seriam diminuídas em ambos os eventos para 2009. Como houve discordâncias nas idades, a Fesporte chegou a fazer uma pesquisa com os dirigentes municipais durante todo o ano de 2008 para confirmar se esse era realmente o desejo dos representantes municipais, mas o CED não levou em conta a pesquisa.

 

Segundo a diretora de esportes da Fesporte, Lílian de Fátima Pinto, foram ouvidos, através de um questionário, dirigentes de 271 municípios. Sendo que pelo menos 74% deles (217)  solicitaram que as idades de Olesc fossem de (13 a 15 anos) e Joguinhos de (15 a 17 anos) como estava previsto para 2009. Outros 54 dirigentes responderam que gostariam de manter as idades como estavam (14 a 16 para Olesc e 15 a 18 para Joguinhos) e 22 não se manifestaram.

"O Conselho ignorou esta pesquisa e votou apenas com a opinião de alguns poucos dirigentes que eram contrários", lamentou Lílian, que se empenhou em fazer reuniões junto com os integradores para buscar dados. "Na reunião, além de mim, que sou conselheira e representante do Meio-Oeste, apenas mais dois votaram comigo. Fiquei muito frustrada porque a opinião dos municípios não foi respeitada", explicou.

Ainda em relação a Olesc, a modalidade de caratê será realizada como apresentação em 2009. Para os Jasc, a modalidade de apresentação será o taekwondo que já seria realizado em 2008, mas devido ao cancelamento das disputas dos Jasc, não chegou a ser disputado. Na maior competição esportiva do Estado, o regulamento também sofreu uma alteração no que diz respeito à convocação de atletas de outras equipes, passando de 2, como era anteriormente, para 4 convocações. Também mudou a data que os municípios tinham para buscar atletas de outros estados, conforme o artigo 42 do regulamento técnico, passando de 30 de junho para 30 de setembro.

Conforme o presidente da Fesporte, Cacá Pavanello já havia anunciado anteriormente, os municípios não pagarão mais taxa de inscrição para participar da Olesc, Joguinhos e Jasc.

Outra mudança significativa no regulamento é em relação ao Parajasc, que a partir de 2009 não terá mais o troféu de campeão geral. "É uma competição de participação e a classificação geral não representava a realidade dos fatos", afirmou a diretora de esporte Lílian Pinto.

Nas disputas dos Jogos da Terceira Idade, uma nova modalidade será incluída, a dança de salão. Além disso, as disputas de bocha, que eram feitas em duplas, agora serão em trio.

Assessoria de Imprensa Fesporte

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito