A- A A+

O Governo do Estado de Santa Catarina, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e a Santur, com o apoio da CVC Turismo apresentaram dados oficiais sobre a infra-estrutura catarinense e reforçaram a divulgação dos atrativos turísticos do estado para o verão em uma coletiva de imprensa, no Hotel Quality Hall, em São Paulo. O evento reuniu jornalistas especializados e da mídia nacional, autoridades e representantes do trade turístico estadual e nacional.

Participaram do encontro, o vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, o presidente da Santur, Valdir Walendowski, o secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Vinícius Lummertz, o secretário de Turismo de Blumenau, Noeberto Mett, o prefeito de Balneário Camboriú, Rubens Sternau e o presidenta da CVC, Guilherme Paulus. Santa Catarina é um dos roteiros mais procurados no país para o turismo, o que segundo o secretário Gilmar Knaesel se reverte em crescimento nacional. “O turismo não é importante apenas para Santa Catarina, mas para todo o mercado brasileiro, pois movimenta muitos setores e segmentos da economia”, destaca. Complementando a fala de Knaesel, o presidente da CVC, Guilherme Paulus anunciou , destacou alguns dados da empresa. “O turismo é a indústria que mais gera circulação e crescimento de renda. Santa Catarina continuará recebendo os turistas que anualmente visitam o Estado. A CVC trará nesta temporada  20 mil turistas para Santa Catarina em oito vôos fretados e nove ônibus de excursão, além de 25 mil passageiros que chagarão pelos  transatlânticos", anunciou o Paulus.
O vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan ressaltou que a hospitalidade do povo catarinense e a demanda turística garantirá empregos para os catarinenses. “Estamos de braços abertos para receber os turistas, como ocorre em todos os anos. Mais do que nunca os catarinenses precisam dos turistas para gerar renda e oportunidades”. Pavan também anunciou mais um passo para a realização do congresso mundial de Turismo do WTTC, em maio de 2009. “Temos hoje um encontro com os diretores do WTTC e com empresários que podem patrocinar o evento", disse.

Santa Catarina está pronta para receber os turistas na temporada de verão, que começa oficialmente no dia 19 de dezembro. Depois das chuvas que castigaram a região turística do Vale Europeu, que compreende destinos famosos como Blumenau, no Vale do Itajaí, o Estado aposta na demanda turística que vem para o litoral catarinense para a recuperação da economia em Santa Catarina. De Norte a Sul, os balneários têm sua infra-estrutura garantida para receber o turista brasileiro e estrangeiro. São 560 km de litoral no território catarinense com centenas de belas praias, desde as mais badaladas até as mais sossegadas, que fazem do turismo de verão uma experiência inesquecível para nossos visitantes.
As rotas mais procuradas pelos turistas brasileiros e estrangeiros no verão, vindos, em grande maioria, de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Argentina, Chile e Paraguai, estão nas regiões turísticas da Grande Florianópolis - que compreende a capital Florianópolis e mais 12 municípios –  Rota do Sol - que tem Balneário Camboriú, Bombinhas e Porto Belo – e Encantos do Sul Catarinense – onde estão Laguna, Garopaba e Imbituba. “Além das praias, Santa Catarina oferece opções de estâncias termominerais, nas regiões turísticas do Grande Oeste, na Grande Florianópolis, e no Vale do Contestado”, destaca o presidente da Santur, Valdir Walendowksy. Com qualificada rede hoteleira e de serviços gastronômicos, bem como de lazer, essas regiões são responsáveis pela atividade turística durante todo o ano. “O turismo ajudará la retomada da economia, já nos próximos meses. Também será importante para a auto-estima do catarinense. A diversidade que fez de Santa Catarina um destino nacional de destaque é um grande apelo turístico”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. “A vinda de turistas também representa um ato de solidariedade para com o povo catarinense porque mantém empregos e gera novos postos de trabalho neste momento difícil”, observa o  vice-governador de Santa Catarina Leonel Pavan, que foi prefeito por três vezes de Balneário Camboriú, cidade que, com Florianópolis, é a que mais recebe turistas no Estado.


Acessos garantidos para o litoral catarinense

De acordo com o DNIT/SC – Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes no Estado, as rodovias federais e estaduais atingidas por quedas de barreiras e outros danos, desde o início das ocorrências, sofrem reparos e desobstruções. Segundo o órgão, estarão totalmente recuperadas antes mesmo do início da temporada de verão. A BR 101, km 235,  no Morro dos Cavalos, em Palhoça, foi liberada para o tráfego em direção ao Sul do Estado no dia 30 de novembro. Nesta rota estão Garopaba, Imbituba (Praia do Rosa), Laguna e Jaguaruna, entre outras praias do litoral que compõem a região turística Encantos do Sul Catarinense. Em Águas Mornas, onde o turismo termal, rural e ecológico ganha cada vez mais adeptos, na região turística da Grande Florianópolis, o tráfego também já está normalizado, com desvio temporário em duas pistas pelo acostamento. Na BR- 470, o trecho entre os  quilômetros 41 e 46, no município de Gaspar, uma das cidades afetadas pelas fortes chuvas, as obras de remoção de barreiras e reparos das pistas serão concluídas nesta quarta-feira, dia 10. No último domingo, dia 7, o Deinfra – Departamento Estadual de Infra-Estrutura – liberou a SC 401, caminho principal para as praias do Norte de Florianópolis como Jurerê, Daniela, Canasvieiras e Santinho. As obras devem ser concluídas em breve nesta área que está monitorada pelo órgão para garantir a segurança no tráfego de veículos.

Aeroporto Internacional Hercílio Luz prevê demanda superior a de 2007/2008

Os vôos programados para o aeroporto internacional Hercílio Luz, na capital catarinense, a partir de julho deste ano, não tiveram cancelamentos, segundo a assessoria de comunicação da Infraero, que analisa pedidos recentes de 14 novos vôos charter domésticos para o verão. Os números de vôos já computados, segundo a Infraero, devem superar od da última temporada. De 1 de janeiro a 31 de março de 2009, o Aeroporto Internacional de Florianópolis receberá 740 vôos internacionais, vindos da Argentina, Chile e Uruguai. No último final de semana, os argentinos começaram a chegar no Hercílio Luz, onde o receptivo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Santur já atua com as ações da temporada de verão.

Rede Hoteleira
 
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC) afirma que a rede hoteleira catarinense registrou prejuízo maior para os trabalhadores dos hotéis, muitos dos quais perderam suas casas e seus pertences na região turística do Vale Europeu, onde as empresas prestam auxílio aos funcionários. Todos os hotéis catarinenses estão operando normalmente. Segundo a entidade, o número de reservas canceladas é apenas de 3%. As reservas nos meios de hospedagem em Santa Catarina estavam em torno de 65% da capacidade total do Estado, de 2.750 hotéis com 275 mil leitos, antes do ocorrido. Oitenta por cento dessas reservas são para destinos litorâneos. Segundo a ABIH/SC, o setor gera 37.500 empregos diretos e 112.500 empregos indiretos, totalizando 220 mil empregos diretos e indiretos.

Saúde sob controle no Estado
 
Santa Catarina é o único estado do País sem registro de dengue autóctone, transmitida dentro de seu território. Paralelamente às ações de combate à leptospirose, a Vigilância Epidemiológica também já está trabalhando na prevenção à dengue, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, que  imprimiu quase um milhão de folders com informações de vigilância em saúde com orientações para evitar o contato com água ou lama contaminadas. Isso vai ajudar as populações atingidas pelas chuvas a procurarem socorro imediato na suspeita de uma doença infecto-contagiosa. E, quanto mais cedo começar o tratamento, mais fácil é a recuperação, enfatiza a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde. Um hospital de campanha foi montado pelo Ministério da Defesa no Vale do Itajaí, mas a freqüência ficou muito abaixo da capacidade do hospital da FAB, o que prova que a estrutura de saúde pública em Santa Catarina, seja em nível municipal ou estadual, é suficiente para atender a demanda, mesmo em situações extremas.

Condições das praias

A FATMA -   Fundação do Meio Ambiente - avaliou 182 pontos em 107 balneários de 27 municípios de Santa Catarina. Desses, 49 se apresentaram impróprios para banho, o que mostra uma pequena alteração dos resultados, se comparados aos de antes das chuvas.  Segundo a fundação que analisa as condições de balneabilidade das praias catarinenses, não houve grandes mudanças com relação ao quadro apresentado antes das chuvas, nem mesmo na região de Itajaí. Na grande Florianópolis, os pontos impróprios já são os não comumente frequentados pela população e pelos veranistas, conforme a FATMA.

Operação Veraneio mobilizará 890 policiais catarinenses
A operação veraneio realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão em Santa Catarina, considerada pelas pesquisas da Polícia Militar como a maior e mais contínua operação policial do mundo,segundo informa a Secretaria de estado de Segurança e Defesa Pública do Cidadão, iniciará no dia 19 de dezembro próximo. Segundo a secretaria, a temporada vai envolver cerca de 890 policiais das localidades visitadas por turistas, durante quatro meses, em praticamente todas as regiões do estado. Doze mil policiais militares em atividade participam da operação que garante a segurança em balneários e demais áreas de concetração de turistas no verão, em Santa Catarina.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito