O Ministério do Turismo, por meio da Embratur, vai destinar 1,2 milhões de reais para Santa Catarina investir em campanhas publicitárias e ações de relações públicas nos principais emissores de turistas para o Estado – Argentina, Chile e Paraguai. O anúncio foi feito hoje (8), em Florianópolis, em reunião da presidente da Embratur, Jeanine Pires, com o secretário de turismo do Estado, Gilmar Knaesel, e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky.
“O ministro Luiz Barretto determinou que houvesse um reforço nas verbas destinadas à promoção internacional de Santa Catarina. O turismo é uma atividade econômica muito importante para o Estado e, com esse investimento, vamos incrementar a divulgação do litoral catarinense, principal destino dos turistas do Cone Sul”, afirmou a presidente da Embratur.
Na próxima semana, já chegam ao Estado jornalistas argentinos, chilenos e paraguaios, convidados pela Embratur, para ver, in loco, que o litoral está pronto para receber os turistas.
Segundo o secretário Knaesel, "o Estado quer garantir a recuperação de todos os setores da economia que poderiam ser afetados, por isso o investimento na divulgação das reais condições de Santa Catarina em receber os turistas estrangeiros é de fundamental importância".
A Embratur vem monitorando a repercussão internacional das enchentes em Santa Catarina em todo o mundo, por meio das agências de Relações Publicas que prestam serviço para o Instituto. Segundo Jeanine Pires, as noticias do turismo na mídia internacional não foram contaminadas pelos acontecimentos. “Mas mesmo assim, e importante fazer todos os esforços para divulgar o estado e esclarecer os potenciais turistas”, avaliou.
O presidente da Santur lembrou que “Santa Catarina precisa do turismo, e esse reforço da Embratur em importantes mercados emissores de turistas para nosso Estado vem em boa hora. Temos o maior receptivo de turistas argentinos para o Brasil, e uma boa temporada de verão traz bons resultados não só para o Estado mas também para o País”.
A campanha publicitária “Brasil Sensacional”, com anúncios de Santa Catarina, que já está sendo veiculada em dez países desde setembro passado, continua no ar até maio de 2009.
Assessoria de Comunicação - Embratur