Instância de Governança Regional da Grande Florianópolis recebe treinamento
Detalhes
Foi realizada nesta quarta-feira, 27, a primeira reunião de planejamento estratégico da Instância de Governança da Grande Florianópolis. O evento, realizado na sede do IFSC-Continente, reuniu cerca de 30 representantes regionais e contou com a presença da presidente da Santur e secretária interina da SOL, Flavia Didomenico.
Intitulado "Formação e Fortalecimento das Instâncias de Governança das Regiões Turísticas do Estado de Santa Catarina", a capacitação é realizada por meio de um convênio da Secretaria de Turismo (SOL) com o Ministério do Turismo. Até junho serão promovidas por uma empresa contratada 24 reuniões itinerantes, duas em cada uma das 12 regiões turísticas do estado. No mês de março, ocorreram as capacitações no Vale das Águas e no Grande Oeste.
A capacitação acontece em dois módulos: 1. Institucionalização e Manutenção de uma Instância de Governança Regional e 2. Atuação da Instância de Governança Regional em uma Região. Ao longo do primeiro módulo, os grupos elaboram uma parte do Plano Estratégico Regional. As atividades dessa etapa ocorrerão até o mês de abril em todas as regiões turísticas. Posteriormente, entre abril e maio, os representantes regionais terão um segundo encontro para finalizar os respectivos planejamentos e se dedicar à captação de recursos.
O convênio tem vigência até junho, quando será apresentado o produto final com os planos estratégicos regionais de turismo de Santa Catarina.
Com a extinção da Secretaria de Turismo (SOL), proposta da reforma administrativa já enviada à Assembleia pelo Governo, a Santur irá absorver as demandas de políticas públicas do turismo. Na visão da presidente Flavia, esse processo é positivo, pois permite ressignificar o trabalho que vem sendo feito, por meio de inovação: “Podemos, de fato, auxiliar as regiões na estruturação de novos produtos e direcionar a promoção dos mais diversos destinos existentes em nosso estado”, finaliza.