Apesar das fortes chuvas que castigam o Estado de Santa Catarina desde a semana passada, a edição 2008 do Desafio Internacional das Estrelas está confirmada. A prova será realizada no próximo sábado e domingo, no Kartódromo dos Ingleses (Florianópolis), com a presença de Felipe Massa, Michael Schumacher, Jeff Gordon, Luca Badoer, Vitantonio Liuzzi e outras estrelas do automobilismo mundial e brasileiro. O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundesporte.
Nesta segunda-feira, Carinhos Romagnolli, organizador do evento, anunciou a doação de R$ 50 mil para as vítimas das enchentes de rios e deslizamentos de terra. O montante será entregue ao Governo do Estado para a compra de alimentos, colchões, agasalhos e outros gêneros de primeira necessidade. A exemplo dos anos anteriores, o Instituto Guga Kuerten também receberá uma parcela da arrecadação de ingressos de arquibancadas.
As fortes precipitações dos últimos dias causaram estragos na região norte de Florianópolis. A Rodovia SC 401, que liga o centro da capital catarinense ao bairro onde o kartódromo está instalado, foi interditada desde o fim da tarde de domingo por causa da queda de barreiras e só terá o tráfego restabelecido no prazo mínimo de uma semana. Os torcedores que forem à corrida precisarão utilizar desvios montados pelas autoridades de trânsito locais.
“A chuva complicou e atrasou um pouco os trabalhos de conclusão da estrutura, mas até quinta-feira estará tudo finalizado”, garantiu Romagnolli, que procurou tranqüilizar as dezenas de pessoas que ligaram ao longo do dia buscando informações sobre a prova. “Felizmente, a área não está isolada e o acesso pode ser feito por rotas alternativas.” Romagnolli informou também que todos os ingressos foram vendidos e que um público recorde de 12 mil pessoas é esperado no domingo.
Nesta segunda-feira, o italiano Luca Badoer também confirmou presença. Com a vinda do piloto de testes da Ferrari, a lista com 26 nomes está fechada. No final de semana, o mineiro Cristiano das Matta desistiu de participar por causa de uma contusão nas costelas sofrida durante as 500 Milhas da Granja Viana e foi substituído por Luís Tedesco, campeão brasileiro de rali de velocidade pela FIAT. Tedesco dará um toque local à competição, já que, embora gaúcho de nascimento, reside em Florianópolis.
Depois de anunciar na véspera a doação de R$ 50 mil para as vítimas das chuvas em Santa Catarina, os promotores do Desafio Internacional das Estrelas decidiram nesta terça-feira ampliar a participação no esforço em prol dos desabrigados pelas enchentes e deslizamentos de terra. No final de semana, um posto para entrega de donativos – especialmente alimentos não-perecíveis, colchões e roupas – funcionará no Kartódromo dos Ingleses. “Durante sábado e domingo, mais de 12 mil pessoas passarão pelos portões. Tenho certeza de que a torcida catarinense e os visitantes de outros estados darão uma enorme prova de solidariedade”, explicou Carlinhos Romagnolli, responsável pela organização do evento.
De acordo com os números divulgados pela Defesa Civil de Santa Catarina no meio da tarde de hoje, 72 corpos já haviam sido recolhidos, 30 pessoas estavam desaparecidas e mais de 54 mil permaneciam desalojadas ou desabrigadas. Apesar da melhora gradativa das condições climáticas, com a redução das precipitações ao longo do dia, as autoridades continuavam preocupadas com o nível de rios e o encharcamento do solo. Doze estradas estaduais e federais estavam ainda interditadas. Uma delas é a SC-401, que liga o centro de Florianópolis ao norte da ilha, onde está localizado o kartódromo e cujo acesso estava sendo feito por rotas alternativas.
Além da tragédia, já considerada a pior registrada no Estado de Santa Catarina, o mau tempo desde o final de semana passado provocou atraso na conclusão das obras no Kartódromo dos Ingleses. Hoje, o ritmo dos trabalhos foi acelerado para compensar o tempo perdido com os estragos causados pela chuva. Romagnolli, no entanto, mantém a previsão de que na quinta-feira o local estará pronto para receber Felipe Massa, Michael Schumacher & cia.
Os primeiros pilotos deverão chegar à capital catarinense na quinta-feira. Idealizador da corrida e vencedor da edição de 2006, Massa viajará para Florianópolis no início da sexta-feira. Ainda pela manhã, inspecionará as reformas no asfalto, em algumas zebras e conhecerá as modificações introduzidas na estrutura para aumentar a capacidade de público.
Assessoria de Imprensa Fesporte