Apesar da situação de emergência da maioria das cidades do Vale do Itajaí, em função das chuvas, deslizamentos, alagamentos e estradas interditadas, a 48ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina está mantida.
A decisão foi tomada em reunião realizada no final da manhã deste domingo (23/11) na Prefeitura Municipal de Pomerode e que contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, do prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, do diretor administrativo da Fesporte, Joaquim Villarinho Jr, da diretora geral dos JASC e diretora de esporte, Lilian de Fátima Pinto, integrantes da área técnica da Fesporte, o presidente da CCO, Arlindo Ewald, entre outros. O prefeito das demais cidades?sedes Indaial, Timbó e Rio dos Cedros, além do próprio Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, foram contactados por telefone, uma vez que os acessos entre as cidades estão prejudicados.Após a reunião, a Fesporte emtitiu uma nota oficial sobre a decisão, e o secretário Knaesel participou de uma entrevista coletiva com as emissoras de rádios e demais órgãos de imprensa que fazem a cobertura da 48 ª dos JASC.
Nota oficial nº 48 JASC, assinada pelo secretário de Turismo Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel; o presidente da Fesporte, Cacá Pavanello; Prefeito de Indaial, Olímpio José Tomio; Prefeito de Pomerode, Ércio Kriek; Prefeito de Rio dos Cedros, Hideraldo José Grampiccolo; Prefeito de Timbó, Oscar Schneider e a coordenadora geral, Lílian de Fátima Pinto, reafirma que serão "envidadas todas as possibilidades para a manutenção do evento".
Na entrevista o secretário Gilmar afirmou que todas as possibilidades para continuar os Jasc serão esgotadas, e que a decisão foi tomada por unanimidade.
Segundo a coordenadora geral dos JASC, Lílian, a parte técnica será resolvida caso a caso, com os municípios participantes de cada modalidade. Também a situação das modalidades externas, tênis, futebol e atletismo, serão definidas pela coordenação técnica, as federações específicas, e os municípios envolvidos.
O secretário encerrou a coletiva dizendo que a decisão foi difícil, mas em respeito aos atletas e dirigentes, a competição será mantida.
Assessoria de Imprensa Fesporte