Mais de 80 pessoas de 18 municípios serranos participaram da abertura 1º Workshop Identidade Cultural – Serra Catarinense nesta quarta-feira, 20, em Lages. Um dos grandes momentos no período da manhã foi a palestra com o professor Geraldo Locks, sobre identidade serrana, e do analista de cultura da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e secretário executivo do Conselho Estadual de Cultura, Rosivaldo Flausino. O evento segue até quinta-feira, 21, no auditório do Centro Tecnológico da Uniplac.
O prefeito de Lages, Antônio Ceron, destacou em sua fala a importância do evento para a integração da Serra Catarinense e disse que o maior desafio é transformar o turismo e as ações de cultura em atividade econômica. Para o prefeito de Bom Retiro, Vilmar Neckel, que representou o presidente da Amures, Antônio Zilli, o Workshop tem papel importante no resgate da cultura e das tradições como instrumento de fomento do turismo. “Esse encontro ajudará a valorizarmos nossa cultura, nossa tradição as nossas coisas da maneira como são. E será importante elo para integrar nossas ações”, comentou Neckel.
A mesa de autoridades foi composta ainda pelo reitor da Uniplac, Luiz Carlos Pfleger, o coordenador do Sebrae/Lages, Altenir Agostini e o diretor de Políticas Integradas do Lazer do SOL, Jorge Dolzan, que representou o secretário estadual Tufí Michereff.
Jorge Dolzan colocou a Secretaria à disposição para ajudar os municípios na estruturação do turismo e lembrou que as ações turísticas pode ser uma importante ferramenta para reverter os índices que apontam a Serra Catarinense com os piores indicadores sociais do Estado.
Dolzan apresentou a metodologia que será usada no Workshop nos dois dias de programação e lançou o desafio de ações que vão além do planejamento. “Temos de sair do papel e chegar às ações práticas. Só assim conheceremos de fato os erros e acertos”, destacou.
Exposições e cases no evento
Na programação da manhã desta quarta-feira foram apresentados vários cases de sucesso ligados à cultura e o turismo da região. Também chamou a atenção os produtos servidos no café típico serrano, produzidos por uma associação de mulheres do município de Rio Rufino denominada Morenas do Divino.
A exposição de produtos típicos regionais com mel, artefatos em vime, vestimentas tradicionalistas e dentre outros, artesanato de subprodutos da celulose encantou os participantes do evento.
O 1º Workshop Identidade Cultural Serra Catarinense é um modelo que deve ser adotado em outras regiões do Estado. A realização é da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Amures, com apoio de várias entidades como Sebrae, Consórcio Serra Catarinense – Cisama, Uniplac, Udesc, MTG, Conserra, Epagri, Instituto Federal – Ifsc e Orion Parque.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amures
Fotos: Onéris Lopes/Amures