A gerente de Políticas de Esporte, Aline Floss, e o diretor de Políticas Integradas do Lazer (PDIL), Jorge Dolzan, ambos da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, apresentaram nesta terça-feira, 5, aos funcionários da Fesporte o Plano Estadual do Esporte e Lazer, que trata de todas as políticas públicas do Governo de Santa Catarina voltadas à áreas e que está em fase de ajustes na Casa Civil.
O plano, de cunho decenal, resulta de inúmeros estudos e debates em fóruns e ações conjuntas entre o poder público e a sociedade civil desde 2012, que incluíram, dentre outros, a Fesporte, o Conselho Estadual de Esporte e o Tribunal de Justiça Desportiva. “Este plano é o resultado de um processo democrático, transparente, reflexivo e discutido com a estrutura de gestão de esporte do Estado em conjunto com todos os segmentos da sociedade civil”, destaca Aline Floss. Ela acrescenta que “após análise da situação esportiva do estado, da escuta dos anseios da sociedade, foi possível elaborar um documento que norteará o esporte e o lazer nos próximos dez anos”.
A proposta do Plano tem como princípios a descentralização dos recursos aplicados, a democratização e a transparência da informação e o princípio da regionalização, pois segundo Aline “um estado com a diversidade cultural, étnica e econômica como o nosso, necessita atender as diferentes regiões com suas peculiaridades e demandas”.
O encontro contou com a presença da presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, que se disse muito feliz em poder compartilhar com a equipe da casa o processo de elaboração do Plano Estadual do Esporte e Lazer. A reunião também teve a participação do presidente do Conselho Estadual de Esporte Alexandre Monguilhott.
Assessoria de Comunicação - Fesporte
O plano, de cunho decenal, é o resultado de inúmeros estudos e debates em fóruns e ações conjuntas entre as estâncias públicas e a sociedade civil que começaram em 2012, que incluíram instituições como Fesporte, Conselho Estadual de Esporte e Tribunal de Justiça Desportiva.
“Este plano é o resultado de um processo democrático, transparente, reflexivo e discutido com a estrutura de gestão de esporte do Estado em conjunto com todos os segmentos da sociedade civil”, destaca Aline Floss, que complementa que “após análise da situação esportiva do Estado, da escuta dos anseios da sociedade, foi possível elaborarmos um documento que norteará o esporte e o lazer no Estado nos próximos dez anos”.
A proposta do Plano tem como princípios a descentralização dos recursos aplicados, a democratização e a transparência da informação e o princípio da regionalização, pois segundo Aline, “um Estado com a diversidade cultural, étnica e econômica como o nosso, necessita atender as diferentes regiões com suas peculiaridades e demandas”.
O encontro contou com a presença da presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, que se disse muito feliz em poder compartilhar com os funcionários da casa o processo de elaboração do Plano Estadual do Esporte e Lazer. A reunião teve a participação do presidente do Conselho Estadual de Esporte Alexandre Monguilhott.
Texto: Antonio Prado
Assessoria de Comunicação - Fesporte