A- A A+

Uma força tarefa de acessibilidade liderada pelo Ministério Público de Santa Catarina, e da qual a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) faz parte, realizou na última sexta-feira, 18, uma vistoria na Casa dos Açores - Museu Etnográfico, em Biguaçu, para averiguar as condições da estrutura física do local.

vistoria casa acores

A ação visa promover a elaboração de propostas de acessibilidade, tornando efetivo o cumprimento da legislação e normas técnicas e colaborar para implementação de uma política museológica que garanta a todo cidadão o direito e fruição do patrimônio cultural do estado.

“Para qualificar a prestação do serviço público é preciso estar afinado com a legislação e estabelecer parcerias construtivas. Certamente esta visita resultará num museu mais qualificado e devidamente preparado para receber seus visitantes com dignidade e universalidade”, destaca a diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Vanessa Maria Pereira.

casa acores vistoria 2

A sugestão de incluir o Museu Etnográfico na força tarefa da acessibilidade foi apresentada ao grupo pela representante da SOL, a turismóloga Karina Paladino, dado o relevante papel dos museus como instituições culturais e instrumentos de preservação do patrimônio histórico, além de serem indutores do desenvolvimento do turismo.

Além disso, um projeto do Museu recentemente foi aprovado pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) que propõe ações para tornar o local mais atrativo para a população, por meio de melhorias no acervo e uso do espaço. “Vamos propor que a acessibilidade também seja contemplada nesse projeto”, informa Karina.

 

:: Saiba mais sobre a Casa dos Açores - Museu Etnográfico

 

Ascom/SOL - Foto: Karina Paladino/SOL

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito