Nesta sexta-feira, 18, é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) é parceira nas ações promovidas pelo Governo do Estado focadas nesse tema. A SOL é titular no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), representada pela sevidora Karina Paladino, por compreender que a temática perpassa os diferentes setores do poder público.
Disque 100
Um dos serviços de proteção aos direitos da criança e do adolescente é o Disque 100, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados e recebe denúncias anônimas com garantia de sigilo. Dados do disque 100 de 2017 indicam que Santa Catarina registrou 2.797 denúncias. Destes, 952 casos são de violência física; 885 de violência psicológica casos e 767 de violência sexual, entre outros.
Existem ainda os Conselhos Tutelares, Delegacias Especializadas, Ministério Público, Defensoria Pública e a Justiça da Infância e da Juventude, que tratam de casos relacionados com a violação dos direitos de crianças e adolescentes.