Prestadores de serviços turísticos de várias regiões de Santa Catarina participaram nesta terça-feira, 3, de um encontro com representantes do Ministério do Turismo para tratar sobre o novo Cadastur e a Operação Verão Legal, que está percorrendo todas as capitais para fiscalizar meios de hospedagem. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em Florianópolis.
“A movimentação turística em Santa Catarina se destaca no cenário nacional. Somos um estado diferenciado que está evoluindo. Sempre digo que para alguns municípios o que falta é atitude, é despertar para o potencial que tem o turismo”, disse o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, na abertura do encontro.
A versão 3.0 do Cadastur, cadastro de prestadores de serviços turísticos, foi lançada na região Sul no final de março. Com o novo sistema, agora todo eletrônico, o Ministério do Turismo buscou diminuir a burocracia e agilizar o processo de regularização de quem trabalha no setor.
De acordo com a coordenadora de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur, Tamara Galvão, o foco das visitas às capitais é sensibilizar os prestadores de serviços turísticos quanto as vantagens de estar regularizado. “Com o Cadastur os municípios conseguem fazer um retrato do turismo e com isso desenvolver um bom planejamento do setor”, exemplificou.
A fiscalização em meios de hospedagem será realizada nesta quarta e quinta-feira, por fiscais do MTur com apoio da SOL. O objetivo é conferir se os estabelecimentos estão seguindo o que determina a Lei do Turismo. Segundo a legislação, o Cadastur também é obrigatório para agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, guia de turismo e transportadora turística.
:: Confira aqui a galeria de fotos
Ascom/SOL