
Pinho Moreira disse que o Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Florianópolis, pretende melhorar a estrutura para a recepção dos turistas. “É claro que a partir do momento em que Florianópolis se tornar uma rota definitiva faremos os investimentos para a construção de infraestrutura necessária. Mas, nesse momento, daremos todo o apoio para que o processo se concretize. Queremos consolidar o turismo como uma conquista cada vez maior para Santa Catarina”, afirmou, salientando que já foi feita a batimetria para identificar a profundidade do local onde os navios atracarão, atestando a viabilidade técnica.
Na Capital, foram apontados dois pontos: um na praia de Canasvieiras e outro na de Jurerê. O documento elaborado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura foi encaminhado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para a liberação dos locais que estão aptos a receber os navios. O Governo do Estado investiu R$ 16 mil na realização do estudo.
O secretário Leonel Pavan lembrou que agora Santa Catarina conta com quatro pontos de parada de navios de cruzeiro (Florianópolis, Balneário Camboriú, Porto Belo e Itajaí), igualando-se ao Rio de Janeiro, que conta com 100 quilômetros a mais de costa. "A comunidade toda está se organizando, se mobilizando para receber esses turistas, Agora não podemos perder o que foi conquistado. Mais do que uma simples parada, os turistas de navios de cruzeiros têm um gasto médio superior nos desembarque e posteriormente retornam com seus familiares para um novo passeio", destacou o secretário.
Governador Pinho Moreira e secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, fizeram um brinde com a equipe do navio de cruzeiro
O diretor-geral da empresa MSC Cruzeiros (dona do navio MSC Preziosa), Adrian Ursilli, acredita que cerca de 80% dos passageiros desembarcaram na Ilha com previsão de passeios, visitas a praias e tour pelo Centro de Florianópolis. “Pela manhã, mais de 1,5 mil turistas já tinham desembarcado para visitar a cidade. Temos muitos eventos dentro do Preziosa, como casamentos, premiações e congressos, mas a maioria quer conhecer a cidade e até mesmo ir à praia”, explicou.
Escala definitiva
Para a diretora de operações Marcia Leite, há dez anos estuda-se a possibilidade de Florianópolis receber os cruzeiros da empresa e, agora, espera poder contar definitivamente com a escala. “É uma honra recebê-los. Esperamos estarmos juntos no futuro”, disse.
O passageiro Danilo Alves Vicente, de Santos (SP), disse que é a primeira vez que faz um cruzeiro e que está sendo um prazer voltar a Florianópolis. “Agora vamos fazer um city tour e conhecer um pouco mais de Floripa”, explicou.
O prefeito Gean Loureiro contou que é preciso aguardar avaliação da escala teste feita pela MSC Cruzeiros. "Estamos à disposição para fornecer toda documentação ou diligências apresentadas, para que essa tramitação definitiva também possa ser rápida e a cidade possa se planejar para ter uma autorização permanente de cruzeiros aqui em Florianópolis”, destacou o prefeito Gean Loureiro.
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Francisval Dias Mendes, além do Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos, Emerson Gaio Roberto, também participaram da cerimônia.
Fotos: James Tavares/Secom
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (48) 3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC