A exposição “Entre Contrastes”, que acontece no Rio de Janeiro de 23 de fevereiro a 12 de maio, conta com peças do artesanato catarinense, produzidas única e exclusivamente a partir de resíduos da indústria têxtil e do papel celulose. O evento é promovido pelo Sebrae/SC, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), com apoio do Governo do Estado e da Santur.
Ao todo, participam 87 artesãos de nove municípios, que irão expor 612 peças, distribuídas em sete núcleos diferentes de produção. A exposição tem como objetivo histórico e cultural divulgar o potencial de Santa Catarina, além de promover novas formas de artesanato com uma amostra da rica e variada produção catarinense a partir de uma criteriosa seleção de produtos. O evento reforça ainda a sustentabilidade e provoca uma reflexão sobre como as pessoas vêm se comportando na sociedade do consumo, visando a conscientização e a mudança de hábitos.
A exposição ocorre em cinco ambientes distintos que mostram o processo e setor de cada trabalho: o ofício – o tear artesanal (sala 1); a indústria – têxtil (sala 2); do resíduo a transformação – têxtil (sala 3); o cotidiano (sala 4); lúdico e novas possibilidades – papel e celulose (sala 5). No local ainda haverá salas de interatividade com exposição de produtos e painéis informativos. Equipamentos físicos para interação do público, instalações para percepções sensoriais e equipamentos audiovisuais e digitais.
O evento é gratuito e a visitação estará aberta ao público, de terça a sábado, das 10h às 17h. O CRAB fica na Praça Tiradentes, nº 67 ao 71, centro do Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação/Sebrae
Com informações do Sebrae/SC