Os sábados voltarão a ser o dia do cinema infantil no Centro Integrado de Cultura (CIC) com a programação semanal do Cineclube Infantil. A programação começa no dia 20 de janeiro, sempre às 16h, com entrada gratuita. A realização é uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço, e a Mosta Cinema Infantil de Florianópolis. Confira a agenda:
20 de janeiro:
Sessão de Curtas Metragens Nacionais
O jovem príncipe (de Ducca Rios, BA, animação, 2015, 3min) - O Jovem Príncipe pede ao Rei que lhe dê um pônei, e o Rei o imagina como guerreiro de sua cavalaria. Eles vão ao bosque encantado e vários pôneis e criaturas encantadas se apresentam ao garoto, porém ele não gosta de nenhum.
H2Obby (de Fávia Lopes Trevisan, SP, animação, 2015, 4min) - Hobby é um cachorrinho muito curioso que encontra em um cubo de gelo um novo e animado amigo. No entanto, com o evoluir da história, contratempos transformam essa recente amizade em um desafio. Será que Hobby conseguirá mantê-la?
Virando gente (de Analúcia Godoi, SP, animação, 2013, 10min) - Um menino chamado Bruno conta como começou a perceber a si mesmo e o mundo ao seu redor, desde quando ainda estava na barriga da sua mãe.
O melhor som do mundo (de Pedro Paulo de Andrade, SP, ficção, 2015, 13min) - Vinicius não coleciona figurinhas nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona os sons do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo.
No fim da trama (de Patrícia Monegatto, SC, ficção, 2016, 13min) - Léo, um menino de dez anos, está apreensivo. É dia de São João e ele foi nomeado o condutor da dança do Pau de Fitas. Ao lado de Estela, seu par, Léo tenta resistir à pressão exterior e recordar-se de cada passo, para que cada gesto ensaiado saia perfeito. Um passo em falso pode travar a fita, interromper a dança e por um fim na trama.
Meninos e Reis (de Gabriela Romeu, SP, documentário, 2016, 16min) - Num dos folguedos mais populares do Cariri cearense, o palhaço pinta a cara de preto, crianças aprendem a jogar espada com destreza, e meninas crescem como rainhas. Mas Maria, a rainha de um dos reisados mais tradicionais da região, está no último ano de reinado.
27 de janeiro:
Sessão de Longa Metragem Internacional
O Conto da Princesa Kaguya (de Isao Takahata, animação, Japão, 2015, 138 min) - Esta animação é baseada no conto popular japonês “O corte do bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e sua punição por suas escolhas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura