Representantes da Federação Catarinense de Futebol Americano realizaram nesta semana uma visita à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em Florianópolis, para apresentar o trabalho que vem realizando para a consolidação da modalidade em Santa Catarina. Ricardo Pizetta, presidente da Federação, e Beethoven Getúlio Marques Junior, diretor de Desenvolvimento, foram recebidos pelas gerentes de Políticas de Esporte, Aline Floss, e de Projetos Esportivos, Carla Krug.
A entidade catarinense, que agrega atualmente 18 equipes de várias regiões do estado e cerca de 1500 atletas, organiza, anualmente, o Campeonato Catarinense - SC Bowll, que em 2018 chegará em sua 13ª edição. Também responde pela organização da Copa Sul de Futebol Americano.
Em 2017, pela primeira vez, a Federação participou do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência o Esporte com indicações em todas as modalidades e tendo a Associação Esportiva T-Rex de Futebol Americano, de Timbó, dentre as finalistas da categoria Melhor Equipe Esportiva. A premiação é promovida pela SOL em parceria com o Instituto Guga Kuerten. “Foi muito satisfatório termos a participação de mais esta federação, engrandecendo o Troféu Guga e mostrando o alcance e a diversidade esportiva no nosso Estado”, comenta Aline Floss.
A atuação da entidade tem garantido a Santa Catarina lugar de destaque nos campeonatos da modalidade: o estado venceu o Campeonato Nacional em 2015 e 2016 e foi campeão da Copa Sul 2016. Entre os dias 15 e 17 de dezembro, a equipe Black Hawks, de Gaspar, defenderá a bandeira brasileira e catarinense na Copa América de Futebol Americano.
Visibilidade para o esporte
Na reunião realizada na SOL, o presidente Ricardo Pizetta destacou que um dos objetivos da federação é aumentar a visibilidade do esporte em Santa Catarina. Nesse sentido, a entidade tem buscado ampliar e diversificar a divulgação dos eventos. Uma das iniciativas foi transmitir pela Internet todos os jogos do SC Bowl de 2017, obtendo excelente repercussão. A transmissão no Youtube teve mais de 1,8 mil visualizações. Além disso, de acordo com a entidade, o público alcançado pelo Facebook foi de 85 mil pessoas por jogo, com 17,7 mil curtidas por partida e um alcance total de mais de um milhão de pessoas durante todos os jogos. Para 2018 as transmissões já estão garantidas.
Equipes de SC:
São Miguel Indians
Chapecó Badgers
Lages Azure Jays
Itaiópolis Xoklengs
Riomafra Raptors
Corupá Buffalos
Jaraguá Breakers
Joinville Gladiators
Timbó T-Rex
Indaial Bugios
Blumenau Vikings
Gaspar Black Hawks
Brusque Weavers
Itajaí Dockers
Camboriú Broqueiros
São José Istepôs
Criciúma Miners
Tubarão Predadores