O jovem atleta Gabriel de Borba, de Blumenau, venceu o 14º Festival Sul-Americano de Xadrez da Juventude pela categoria sub-14, conquistando o título com uma rodada de antecedência. O enxadrista, que conta com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), por meio do Programa Alto Rendimento/Fundesporte, sagrou-se campeão invicto com oito pontos (dois empates e sete vitórias) em nove partidas. O desempenho no torneio assegurou a Gabriel o título de Mestre Fide (MF).
Gabriel de Borba, à esquerda, na premiação da categoria sub-14.
Outros destaques catarinenses contemplados no Programa Alto Rendimento foram Gabriela Feller, 7º lugar na categoria sub-14 feminino e medalha de prata no Torneio Blitz; Ana Júlia Librelato, prata na categoria sub-16 feminino; Guilherme de Borba, atual campeão brasileiro sub-16, que terminou em 5° lugar; e Ryan Caetano, 22º lugar com 4,5 em 9 pontos, 45 participantes e 24º no Blitz.
A atuação dos catarinenses foi decisiva para que o Brasil conquistasse o 3º lugar geral, com seis medalhas - três de ouro, uma de prata e duas de bronze, somando com 104 pontos, além de situar outros 15 atletas entre as 10 primeiras posições. O 1º e 2º lugares ficaram com o Peru (261 pontos) e a Argentina (121 pontos).
A competição, realizada de 1 a 6 de dezembro, na cidade de Luque, no Paraguai, também teve a participação de jogadores do Chile, Equador, Bolívia, Uruguai e Colômbia.